Vontade de Vencer

Realista, Annacone afirma que "pupilo" Federer pode vencer até 20 Majors

Norte-americano, que já treinou Sampras, garante que suíço está motivado e feliz, admitindo que o feito do ex-líder do tênis pode se tornar ainda maior


Há quase cinco meses trabalhando com o maior jogador de todos os tempos, o norte-americano Paul Annacone pode ser considerado um dos poucos (se não for o único) treinadores que orientaram os melhores atletas que o tênis viu jogar. Após oito anos com o grande Pete Sampras, dono de 14 Majors e quatro temporadas com o inglês Tim Henman, ex-top10, o mentor afirma que é uma grande oportunidade em sua carreira passar orientações ao gênio Roger Federer.

Divulgação
Em Melbourne, Annacone orienta Federer durante os treinos para o Australian Open

Às vésperas do primeiro Grand Slam da temporada, Federer e Annacone já estão em Melbourne desde a última segunda-feira fazendo a preparação para o início do evento. Questionado sobre o relacionamento com o grande tenista de 29 anos, o treinador afirmou que tem gostado da rotina de seu trabalho, inclusive confessando que há momentos que não acredita que está trabalhando com o suíço. "Toda vez que acordo, eu me dou um beliscão para ver se é real. Eu tenho tido muita sorte em minha carreira, porque tive os melhores trabalhos que alguém pode ter em termos de treinar os melhores. Estive oito anos com Pete (Sampras), Tim (Henman) por quatro, e agora tenho sorte de estar trabalhando com Roger", afirmou o técnico.

Divulgação
"Roger sempre quer melhorar o seu nível", afirma Annacone
Com bons resultados na segunda parte de 2010, Federer voltou a conquistar importantes títulos como a ATP Finals, em novembro, e começou 2011 de forma incrível com o título em Doha. O técnico admite que a chave para a volta da confiança do suíço foi sempre ter algo em seu jogo a melhorar. "É uma combinação de fatores, a cabeça, o coração e o talento. A interação entre estes fatores faz você enteder como jogar diante dos adversários e arruma um jeito de você melhorar o seu jogo sempre. Se você não está tentando ficar melhor, você acaba piorando, porque todo mundo procura melhorar. Roger está muito ansioso para continuar a melhorar, então quando você vê isso em alguém que já ganhou tanto como ele, é realmente incrível", acrescentou Annacone.

Durante os treinamentos, o ex-tenista orientou o pupilo a usar mais algumas armas do vasto arsenal do suíço, em que a agressividade deveria ser priorizada em favor de uma melhor adaptação ao nível da atualidade. "Ele esteve focado em tentar ficar mais agressivo e tentar encontrar maneiras de usar as habilidades ofensivas no jogo de hoje. Os tenistas são muito bons apenas do fundo da quadra, tornou-se um jogo de só uma dimensão em vários aspectos. A melhor coisa que Roger tem entendido é que ele pode fazer muitas coisas em alto nível, não apenas tencicamente, mas estrategicamente e isso se torna um complexo quebra-cabeça. Então, para mim, é trabalhar para gerenciar todas essa peças do jogo dele", disse o consagrado treinador.

Divulgação
Para Annacone, suíço pode chegar a marca de 20 Slams até o fim da carreira
A respeito do feito de Federer até aqui conquistado, Annacone se mostra bastante impressionado com a capacidade do suíço em continuar jogando com motivação. Até onde o suíço pode ir nos Grand Slam? O norte-americano prefere não dar certeza, porém acredita que consiga chegar a marca de 20 Majors na carreira. "É difícil para mim chutar um número. Ele pode vencer qualquer torneio que jogue, mesmo que não irá vencer todos sempre, mas é algo que todos os tenistas afirmam. Então, se ele continuar saudável, feliz e com vontade, não sei qual número seria, mas uns 20 seria real, não seria?", deixou em aberto o norte-americano.


Mais notícias sobre Roger Federer...

+ Federer quer organizar evento para ajudar vítimas das inundações na Austrália

+ Por penta na Austrália, Federer chega cedo em Melbourne e já treina na Rod Laver
+ Genial, Federer começa o ano com uma das "maiores jogadas da carreira"

+ Ao contrário de Nadal, Federer descarta Davis e renuncia Monte Carlo em 2011

+ Anfitrião, Federer vira "guia turístico" de Nadal em Zurique

ESPECIAL: Australian Open 2010- Relembre como foi a vitória de Federer e veja os bastidores do torneio(Confira!)

 
Da redação

Publicado em 12 de Janeiro de 2011 às 08:40


Notícias