ATP Tour

Rafael Matos é campeão do ATP 250 de Bastad; Melo vice em Newport

Gaúcho e seu parceiro Vega Hernandez venceram Bolelli/Fognini


Divulgação Nordea Open

O brasileiro Rafael Matos confirmou o embalo no circuito mundial de duplas e conquistou seu quarto título na temporada 2022, o terceiro ao lado do espanhol David Vega Hernandez.

Neste domingo (17), eles derrotaram a parceria dos italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini, campeões este ano do Rio Open e com título no Australian Open de 2015, por 6/4 3/6 13/11 salvando um match-point.

Leia mais:
>> Entrevista: Rafael Matos revela seus principais objetivos no circuito mundial

"Estou muito feliz mesmo, ATP 250 é um torneio muito grande. É o nosso quinto torneio dessa série juntos, nossa quarta final e terceiro título juntos. Muito feliz mesmo com essa parceria nos últimos quatro meses, vem dando certo. Nossa e conexão dentro e fora da quadra é muito boa, procuramos dar o nosso melhor não só taticamente na quadra, mas temos boas conversas para melhorar na parte mental e foi fundamental em jogos duros como hoje", disse Matos.

"O primeiro set começamos melhores, tivemos uma quebra no início. No segundo tivemos um No-Ad no 1 a 1, David jogou muito bem, mas deu um azar com o Bolelli dando uma boa bola que triscou na fita e ele não conseguiu pegar. Não jogamos tão bem o outro game e tomamos um break. Super tie-break muito emocionante, match-points pros dois lados, decidido nos detalhes. Muito feliz de ter jogado bem nos pontos importantes para sair com a vitória", concluiu o gaúcho.

Matos soma agora cinco títulos na carreira. Venceu em 2021 em Córdoba, na Argentina, com Felipe Meligeni. No começo deste ano ganhou também com Felipe em Santiago, no Chile. Na sequência faturou três troféus com seu parceiro espanhol nos torneios de Marrakech, Mallorca, e agora em Bastad.


Divulgação Nordea Open

Pela campanha elas vão subir duas posições no ranking do ano ocupando o 16º posto como melhor time de 2022. No ranking individual de duplas, Matos irá ao 33º posto ficando a pouco mais de 200 pontos de entrar no top 30.

O próximo desafio da dupla é o ATP 250 de Gstaad, na Suíça, na próxima semana. Eles enfrentam na estreia o português Federico Cabral e o bósnio Tomslav Brkic.

Melo e Klaasen ficam com o vice em Newport 

O mineiro Marcelo Melo e o sul-africano Raven Klaasen foram vice-campeões do ATP 250 de Newport, nos Estados Unidos, torneio que encerrou a temporada de grama neste domingo (17).

Na final, os norte-americanos William Blumberg e Steve Johnson marcaram 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5, em 1h22min. Melo e Klaasen deixam Newport após uma semana de boas atuações, em sua quarta disputa juntos desde que retomaram a parceria.

O próximo torneio da dupla será o ATP 250 de Atlanta (EUA), em quadra dura, a partir do dia 25 deste mês.


Divulgação/@halloffameopen

"Um jogo em que acho que a diferença foi nas devoluções. Eles conseguiram entrar mais nos pontos. Tivemos algumas poucas chances e eles mais. E acabou decidindo. Tivemos oportunidades de voltar no primeiro set e, de novo, no segundo, mas infelizmente foi caindo para o lado deles", disse o mineiro.

"De qualquer maneira, acho que foi uma boa semana, boas vitórias. Sair com uma final é sempre muito bom. E, agora, é ir com tudo no próximo torneio nosso, que será em Atlanta", completou.

 

Vinicius Araujo

Publicado em 17 de Julho de 2022 às 20:45


Notícias ATP Tour Duplas Brasil Nas duplas Marcelo Melo Rafael Matos Rafa Matos Matos Melo Bastad Newport