Olho Nela!

Promessa do tênis feminino, Bia Haddad vive transição precoce e celebra "privilégio" de conviver com os tops do tênis

Jovem de 15 anos teve experiência de atuar ao lado de grandes jogadores em sua jornada no juvenil e já mescla calendário com eventos profissionais


Bia Haddad aparece como a grande esperança do tênis feminino no Brasil
O porte físico de Beatriz Haddad Maia, 1,84m, não condiz com os 15 anos de idade. Assim como seu tênis. Elogiada por Fernando Meligeni e Paulo Cleto, a jovem pupila do técnico Larri Passos vive uma transição precoce para os torneios de nível profissional e registrou o primeiro ponto no ranking mundial da WTA na semana passada.

Dono de três títulos de primeira linha, Fernando Meligeni, 25º do mundo em 1999, acompanhou um jogo na campanha que levou a garota ao vice-campeonato do Future realizado no Clube Paineiras, há duas semanas. "Parabéns, Bia. Belo jogo. Gostei, focada, metendo a mão na bola e agressiva. Torço muito por você", escreveu o ex-tenista no Twitter.

Na semana passada, Meligeni promoveu uma clínica durante o torneio realizado no Clube Espéria e encontrou Bia Haddad pessoalmente. Ela nasceu no mesmo ano de Carolina Meligeni Alves, sobrinha do ex-jogador, e ficou lisonjeada com os elogios do antigo tenista.

"Quando eu tinha uns 10 anos, fui para a final de um torneio com a Carol, e o Fernando me entregou o troféu. Achei a coisa mais legal do mundo. Agora, ele apareceu, viu um pouco do meu jogo e fiquei super contente, porque ele foi um grande jogador. O Fernando me parabenizou e eu agradeci", explicou Bia.

Divulgação
Jovem atleta foi elogiada por grandes nomes do tênis nacional como Meligeni e Paulo Cleto
Já Paulo Cleto, técnico do Brasil na Copa Davis por 17 anos, usou seu blog pessoal para elogiar a garota. "Bia Maia é o maior talento do tênis feminino em muito tempo. Bia é a melhor juvenil brasileira já há algum tempo. Em breve, muito breve, será a melhor tenista do país. Bia tem um tênis bonito de se assistir, bate muito bem na bola, sabe acelerar e mexer a bola como poucas vezes vi uma tenista nessa idade fazer", escreveu.

Elogiada por Meligeni e Cleto, Bia Haddad, que treina na academia de Larri Passos desde o fim de 2010, está associada a mais um nome de peso na história do tênis nacional. Ela deixou São Paulo para morar sozinha em Balneário Camboriú e é uma das integrantes do projeto idealizado por Gustavo Kuertenpara formar tenistas visando as Olimpíadas de 2016, além de contar com apoio dos Correios para viajar.

Divulgação
Brasileira já teve a chance de ver nomes como Federer em ação
Bia Haddad disputou as chaves principais de simples e duplas de Roland Garros e Wimbledon nesta temporada. Nos Grand Slams juvenis, a menina de 15 anos teve a oportunidade de ver seus ídolos de perto. "Não é que tomei um susto, mas é muito diferente dos torneios daqui. Quando você está batendo bola e olha para o lado, está o Federer, o Nadal. Você vê uns jogadores que precisa falar: ''calma''. É como se fosse um parque de diversões. Foi animal!", lembrou.

Na transição para os torneios profissionais, a garota com idade de juvenil enfrenta adversárias muito mais experientes e melhor ranqueadas. No evento realizado no Paineiras, ela chegou até a final pela primeira vez, mas foi derrotada por Maria Fernanda Alves, 13 anos mais velha e com uma participação na chave de duplas do Aberto da Austrália, em 2005.

"Não estou sentindo tanta pressão por disputar torneios profissionais, consigo jogar solta. Tenho que levar numa boa e lutar como se fosse um jogo normal. Quero ver a realidade dos torneios profissionais. Acho que a diferença maior é a parte mental. No nível de jogo, mesmo no juvenil tem umas meninas que são iguais ou melhores do que as daqui do profissional, principalmente no exterior", concluiu.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Novo usuário do Twitter, André Sá recebe boas vindas de Guga e Cia

+ Em busca de estrear nos Majors, Feijão lidera brasileiros no quali do US Open

Orgulhoso, Pardal vibra com ascensão de Feijão: "Agora é a parte legal do circuito"

Fora de Washington, Bellucci lamenta: "Errei mais do que devia"

Perto do top100, Feijão confia em vitória contra Ljubicic: "Tenho condições de ganhar dele"

ESPECIAL:Reformulação - Qual o futuro do tênis masculino brasileiro? Quais serão os nomes que vão nos representar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro? A Revista TÊNIS pediu que especialistas apontassem nomes de tenistas que provavelmente estarão nos representando bem nos próximos anos.  (Confira!)

Da redação

Publicado em 17 de Agosto de 2011 às 10:24


Notícias