Confusão

Promessa búlgara será investigada pela ATP por insultar árbitro em Challenger

Grigor Dimitrov, que deu trabalho para Nadal em 2009 no torneio de Roterdã, quase agrediu juiz ao discordar de uma marcação durante evento na Finlândia


Divulgação
Partida contra Nadal fez Dimitrov ficar conhecido pelos fãs do tênis mundial; jogador está próximo de quebrar top100
Para aqueles que mais se consideram fãs do tênis, com certeza, devem-se lembrar do búlgaro Grigor Dimitrov. No ATP 500 de Roterdã, em fevereiro do ano passado, o búlgaro de apenas 17 anos entrava na chave principal do evento holandês e na estreia aprontava a maior zebra, ao bater o tcheco Tomas Berdych, jogador top25 na época. Com um modesto ranking de número 478, enfrentaria nada menos do que Rafael Nadal na segunda fase. E, em uma partida equilibrada, o búlgaro tirou um set do espanhol e saiu com a sensação de dever cumprido, mesmo com a derrota.

Quase um ano se passou e a jovem promessa está virando realidade. Atualmente na 106a posição da ATP, Dimitrov está próximo de quebrar a barreira dos 100 primeiros pela primeira vez na carreira. Porém, não é só de elogios que se falam do jovem promissor. Disputando o último torneio da temporada, o búlgaro, campeão do US Open e Wimbledon no juvenil, enfrentava o lituano Richard Berankis nas semifinais do Challenger de Helsinque, na Finlândia, quando surpreendentemente partiu para cima do árbitro do jogo, o austríaco Daniel Infanger. Dimitrov xingou o juiz e chegou a empurrá-lo antes de ser contido por um amigo do árbitro, que interviu na briga e separou os dois.

Após a partida em que terminou com a vitória de Berankis, o presidente da Associação de Árbitros da Finlândia, Antti Aine, afirmou que a ATP deve tomar providências diante do lamentável incidente. "A imunidade do árbritro é algo sacramentado no esporte. Você pode discordar da marcação, mas dessa forma foge totalmente ás regras", declarou o dirigente, que testemunhou a situação.

O jogador de 19 anos levou uma multa inicial de US$ 2 mil (cerca de R$ 3,6 mil) pelo seu comportamento e, como foi divulgado pela assessoria do evento, Dimitrov foi se desculpar com o árbitro meia hora depois do acontecido. Porém, segundo o supervisor do torneio, Carmelo Di Dio, o atleta será investigado pela entidade e pode sofrer algumas sanções.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Em favor de cidade sérvia, Djokovic e time da Davis doam camisas para arrecadar fundos

+ Federer, Nadal e Sharapova lançam nova coleção para o Aberto da Austrália

+ Após título em 2010, Ferrer lutará pelo bi no ATP 500 de Acapulco

+ Palco de despedida de Moyá, Copa Argentina de Tênis anuncia três baixas para edição 2010

+ Lenda do tênis, Sampras tem coleção de troféus roubada junto com primeiro Australian Open

ESPECIAL: Profissão Tenista - É possível ganhar dinheiro jogando tênis? A Revista TÊNIS faz as contas e mostra quantos jogos um tenista precisa vencer em cada tipo de torneio para poder sobreviver no circuito  (Confira!)

Da redação

Publicado em 9 de Dezembro de 2010 às 12:06


Notícias