ATP Tour

Opinião: Rafa Nadal pode surpreender no Australian Open

O canhoto de Mallorca começou a temporada com o título do ATP 250 de Melbourne


Foto: Reprodução Twitter/Rafa Nadal

Rafael Nadal surpreendeu após conquistar um título ATP em sua volta oficial ao circuito. O Touro Miúra estava parado desde agosto 2021 por conta de uma lesão no pé. No entanto, voltou com tudo na Austrália e sagrou-se campeão do ATP 250 de Melbourne no último domingo (9).

Nadal não perdeu nenhum set em sua campanha vitoriosa e na decisão do torneio, superou o qualifier norte-americano Maxime Cressy em sets diretos, parciais de 7/6 e 6/3. Este foi o título de número 89 de simples em sua carreira. Com esse troféu de campeão, Rafa bateu mais um recorde: venceu ao menos 1 torneio nas últimas 19 temporadas seguidas.

Já não é segredo para ninguém a capacidade que o multicampeão possui em voltar após períodos de lesão ou até mesmo, períodos de pandemia. Vale lembrar que Nadal conquistou o título de Roland Garros 2020, torneio que foi disputado no segundo semestre e com público muito reduzido.

Entretanto, na temporada passada, o ex-número 1 do mundo conquistou apenas dois títulos (Barcelona e Roma). Parece que a decisão de parar por alguns meses, preservar seu físico, recuperar da lesão e voltar aos poucos, foi acertada. Em dezembro, Rafa disputou o torneio exibição Mubadala e logo após testou positivo para Covid-19. 

Esse fato não atrapalhou a sua pré-temporada e após ficar isolado durante o período indicado, retomou sua rotina de treinos visando a gira australiana. O canhoto de Mallorca e seu time optaram por não participar da ATP Cup e focaram em ir direto para Melbourne. Mais uma decisão acertada.

O time espanhol ficou bem representado com Roberto Bautista Agut e Pablo Carreño Busta, tanto que conquistaram o vice-campeonato do torneio entre nações. Já Nadal, foi o principal cabeça de chave do modesto ATP 250 de Melbourne e fez seus jogos de simples na Rod Laver Arena.

Acostumado com essa quadra e sua atmosfera, Rafa simplesmente passou por cima de seus adversários. Tudo bem que foram apenas 4 vitórias e uma delas por W.O. Muitos podem achar que esses triunfos foram 'em ritmo de treino', o que é verdade. Mas um treino de luxo e muito importante nas vésperas do primeiro Grand Slam da temporada.

Na minha opinião, Nadal chega muito forte na briga pelo título do Australian Open, justamente por ter encontrado rapidamente sua confiança jogando em piso duro e por ter se adaptado às condições em Melbourne. Sua experiência em jogos de 5 sets, reforçam seu favoritismo no Slam australiano.

Breve análise de seus concorrentes:

- O principal favorito Novak Djokovic segue na 'novela' sobre sua participação no torneio. Agora que conseguiu uma liberação para treinar. Mas ainda existe uma possibilidade de o sérvio não disputar o torneio. Caso ele jogue, sem dúvida vai brigar forte pelo 21o. Grand Slam.

- Daniil Medvedev fez uma ótima campanha na ATP Cup e chegou na semifinal da competição. O russo venceu 3 jogos de simples (Auger-Aliassime, Berrettini, De Minaur) e perdeu apenas um jogo de simples, para o francês Ugo Humbert. Sem dúvida chega com ritmo para o AO.

- Alexander Zverev também chega com muita moral para o primeiro Slam do ano. Após uma temporada fantástica em 2021, Sascha quer buscar seu principal objetivo: conquistar seu primeiro título de Grand Slam. Na ATP Cup, venceu Norrie e Fritz, mas perdeu para Auger-Aliassime.

Por Vinicius Araujo

Publicado em 10 de Janeiro de 2022 às 19:00


Notícias Opinião Rafa Nadal Nadal ATP Tour ATP 250 de Melbourne Australian Open