Preocupação

Nalbandian deve pedir ´ranking protegido´ em caso de cirurgia

Se a operação for confirmada, argentino terá que pedir proteção de seu ranking junto à ATP para jogar os grandes torneios


Situação de Nalbandian preocupa argentinos
A preocupação tomou conta do tênis argentino nesta semana. O anúncio de uma possível cirurgiano quadril de David Nalbandian encheu de angústia os amantes da modalidade no país. Porém, já pensando em uma indigesta parada do número 19 do mundo, os jornais locais já se atentam ao chamado ranking protegido da ATP.

Segundo as regras da entidade, os jogadores contundidos que são obrigados a ficar mais de seis meses afastado das quadras - como é o caso de Nalbandian - podem ser agraciados com essa ´proteção´. Neste caso, após a volta, o tenista se beneficia de uma posição imaginaria no ranking que leva em conta a média de suas aparições na lista nas últimas semanas em que ainda estava atuando.

Com o ranking protegido, o atleta ganha o direito de usá-lo para entrar na chave de oito torneios, em um período de nove meses. Na realidade, a validade acaba quando for cumprida uma das duas exigências: ou os oito torneios ou os nove meses.

Como Nalbandian teve um bom fim de ano em 2008, com final em Paris e na Basiléia e o título em Estocolmo, deve perder muitos pontos caso não jogue o segundo semestre desta temporada. Assim, certamente, pediria - no caso de cirurgia- a proteção de seu ranking junto à ATP, amenizando um pouco os danos causados por uma paralisação com essa.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 7 de Maio de 2009 às 11:58


Notícias