Realidade

Nadal volta a minimizar desempenho no Aberto da Austrália e quer estar preparado para Indian Wells

Espanhol descarta focar em bons resultados a curto prazo e objetivo é jogar sem lesões para obter bom resultado a partir de Monte Carlo


Prestes a disputar a partir do dia 28 um torneio-exibição em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o que marcará seu retorno às quadras depois de seis meses, o espanhol Rafael Nadal assegurou que seu objetivo "não será o ATP 250 de Doha, tampouco o Aberto da Austrália", em referência aos seus dois primeiros compromissos oficiais da próxima temporada.

Ron C Angle (TPL)
Nadal quer estar 100% fisicamente para a disputa do Masters 1000 de Indian Wells
Na primeira semana de janeiro, Nadal, número 4 do ranking, disputa o torneio no Catar, que servirá de preparação para o Grand Slam da Oceania, que se inicia no dia 14. O foco, a princípio, é "recuperar a forma e cuidar dos joelhos", segundo o tenista.

"Abu Dhabi, para mim, será um prova. Meu objetivo não é essa semana, nem tampouco a Austrália ou Doha. Meu objetivo é estar em forma, recuperar todas as minhas sensações e me sentir preparado, que o joelho esteja 100%. A única coisa que me importa é o joelho", declarou o vencedor de 11 Grand Slams, que perdeu grande parte do segundo semestre de 2012 se reabilitando de Síndrome de Hoffa - uma inflamação no tendão patelar do joelho esquerdo.

"A ideia é partir desde aqui. Não me importo muito em como vou jogar no próximo mês e meio ou dois meses. Minha temporada, meu objetivo real é começar em perfeitas condições em [Masters 1000] Indian Wells, Miami e chegar a Monte Carlo com boas sensações, encarar a temporada de saibro em bom estado", emendou Nadal.

O tenista não se arrependeu de ter ficado um longo tempo afastado em prol da reabilitação do joelho e afirmou que preza pela condição física, vital para sua carreira. Nadal começou a sentir dores no joelho em março durante o torneio de Indian Wells, porém conseguiu suportar o incômodo até Roland Garros, onde conquistou o histórico heptacampeonato.

Em Wimbledon, porém, o espanhol foi eliminado precocemente na segunda rodada pelo tcheco Lukas Rosol [e revelou, publicamente, que jogou com infiltrações de anti-inflamatório] e, assim, decidiu se recuperar do problema físico, perdendo competições importantes do calendário como as Olimpíadas de Londres, o US Open, o ATP Finals e a Copa Davis.

"Se quebra uma perna, você sabe que tem um prazo de tantos meses de recuperação e que tem que fazer coisas concretas, mas minha lesão desgasta mais. Quanto à competição, o pior foi ter perdido os Jogos Olímpicos", disse Nadal, que seria o porta-bandeira da Espanha na cerimônia de abertura.

Questionado se crê que voltará a ser o mesmo jogador de antes, Rafa tem claro que lutará pelo ideal. "Vou tentar, é a única coisa que posso fazer. Mas temos que saber que quando está tantos meses sem competir você acaba precisando de um tempo para progredir. Aceitar que terei que aguardar alguns meses, em que talvez tenha que competir e parar, tenho que ter calma e estar preparado para essa situação", finalizou.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Nadal confirma presença em novo torneio no saibro e busca o octa no ATP 500 de Barcelona

Nadal se diz emocionado por volta às quadras e considera exibição em Abu Dhabi "um teste decisivo"

ATP de Viña del Mar prepara oferta de R$2,5 milhões para trazer Rafael Nadal em 2013

Empolgado, Nadal confirma retorno às quadras na exibição em Abu Dhabi

Nadal "descarta" chances de título na Austrália e mantém foco na defesa do reinado emRoland Garros

Inspirado em "Rocky", Nadal avisa que retorno às quadras está próximo

Nadal se apoia em vídeo motivacional para superar lesão no joelho e voltar com tudo em 2013

Nadal manteria plano de atuar mais no saibro em 2013 e pode disputar ATP 500 de Acapulco

A fim de se poupar, Nadal considera disputar mais torneios no saibro e Brasil Open entra na jogada

ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Da redação

Publicado em 24 de Dezembro de 2012 às 13:47


Notícias