Fazendo História

Nadal viaja a Monte Carlo buscando recorde de maior número de títulos em um mesmo torneio na Era Aberta

Espanhol já venceu por oito vezes a competição no Principado de Mônaco e tenta deixar Guillermo Vilas, octacampeão em Buenos Aires, para trás


O espanhol Rafael Nadal embarca nessa sexta-feira para Monte Carlo para disputar na próxima semana o primeiro Masters 1000 sobre o saibro na temporada. O número 5 do ranking buscará no Principado de Mônaco sua nona taça - de maneira consecutiva -, algo que ninguém alcançou na Era Aberta do tênis (desde 1968).

Ron C Angle (TPL)
Rei do Saibro, Rafael Nadal tenta o nono título no Masters 1000 de Monte Carlo
O jogador de 26 anos é o autêntico dominador da terra batida (são 266 vitórias contra apenas 20 reveses - um aproveitamento de 93%) e do evento francês, onde ganhou oito títulos e somente acumulou uma derrota em 2003 diante do argentino Guillermo Coria nas oitavas de final. Na ocasião, Rafa tinha apenas 16 anos de idade.

Pode-se dizer que, junto com Roland Garros, Monte Carlo é o torneio preferido do espanhol. E, para 2013, os principais rivais na disputa são Novak Djokovic e Andy Murray, já que Roger Federer e David Ferrer são ausências confirmadas para a competição.

Desfalque em Miami para se recuperar do desgaste do joelho esquerdo, região que o deixou afastado do circuito por sete meses, Nadal treinou em Manacor e viaja para Monte Carlo com esperança de novo título, mesmo que considere que as condições que mostrará em quadra não serão as mesmas dos anos passados.  

"Depois de uma gira dura e de um treinamento, o joelho ficou mais dolorido do que havia esperado. Mas esses últimos dias estou muito melhor, é verdade. Estou me encontrando em melhore condições do joelho", declarou o heptacampeão de Roland Garros. "Não pode se ganhar sempre. Estou preparado para que as coisas não ocorram tão bem como até agora", avisou.

A suposta nona vitória de Nadal em Monte Carlo significaria um novo recorde na Era Aberta, o maior número de vitórias em um torneio por parte do mesmo jogador. Até aqui, Rafa divide a liderança com o argentino Guillermo Vilas e seus oito troféus em Buenos Aires (1973, '74, '75, '76, '77, '77(2), '79, '82).

Em um segundo escalão, Nadal está também bem localizado com suas sete taças em Roland Garros, as sete do ATP 500 de Barcelona e os sete troféus de Pete Sampras em Wimbledon. Fora da Era Aberta (antes de 1968), só um tenista supera o possível recorde de Nadal - trata-se do francês Jean Borotra, que ganhou 11 vezes o British Covered Championship.

Confiramais notícias sobre o mundo do tênis...

+Nadal reconhece evolução do joelho, mas admite que jogou com dores no Brasil Open

Com precaução, Rafael Nadal revela que tem treinado menos para poupar o joelho

Nadal recarrega as baterias em casa e se prepara para a defesa de mais de 4 mil pontos até Roland Garros

Sem pressa, Nadal não foca em número 1 a curto prazo: "trabalho dia a dia"

+Humilde, Nadal diz que bela campanha na volta ao circuito teve pitada de sorte

+Nadal tranquiliza imprensa e fãs espanhóis ao avaliar joelho em clínica especializada: "está muito melhor"

+Tio de Nadal exalta superação do sobrinho e aprova que Rafa siga mais agressivo em quadra

+Rafael Nadal vibra com alto nível de jogo e se diz surpreso por bater três top 10 em Indian Wells

+Nadal voltará à América do Sul em novembro para duas exibições na Argentina contrNalbandian

+Rafael Nadal se diz mais seguro com o joelho e confirma presença no Masters 1000 de Indian Wells

ESPECIAL:A bela e a fera - Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final(Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 12 de Abril de 2013 às 09:44


Notícias