Até fora das quadras...

Nadal revela divergências com Federer no Conselho da ATP e se diz a favor de ranking de dois anos

Vice-presidente do Conselho Diretivo, espanhol defendeu alteração do método de classificação da entidade e disse que é normal ter opiniões opostas de suíço


Divulgação
Nadal e Federer parece não terem chegado a um consenso dentro do Conselho dos Jogadores
Na mesma entrevista em que disse que o principal objetivo para 2012 é a volta de sua força mental, um dos pontos fortes de seu jogo no circuito, Rafael Nadal comentou sobre outros assuntos interessantes. Nas declarações à agência DPA, o número 2 do mundo revelou algumas divergências com Roger Federer no Conselho dos Jogadores, principalmente no que diz respeito à proposta de um sistema de ranking de dois anos.

Recentemente, Federer, presidente do Conselho Diretivo da ATP, negou que venha a aceitar a ação de alguns atletas em boicotar o circuito e também se mostrou contra o ranking de comparação de duas temporadas, como acontece no golfe hoje em dia. Para o suíço de 30 anos, tal iniciativa ajudaria apenas aos jogadores que estão no topo do esporte, prejudicando aqueles que desejam chegar ao primeiro pelotão da modalidade.

Nadal, vice-presidente em vigência, comentou que é normal acontecer divergência de opiniões com Federer e deu seu ponto de vista a favor da iniciativa do novo formato dos rankings da entidade. "Não sou o único que gosta do ranking de dois anos", defendeu-se o espanhol.

"Esse sistema tem uma vertente muito clara, que é proteger todos os jogadores, não só aqueles que estão acima, como muitos têm divulgado. É uma proteção para os atletas quando se machucam, que não signifique o fim de suas carreiras. É verdade que quando tem uma lesão com o ranking de um ano, você pode voltar mais rápido acima, mas também volta lá perto dos 700 do mundo, como aconteceu com[Juan Martin] Del Potro", comparou Rafa.

Ron C Angle (TPL)
Vice-presidente do Conselho, Rafa defendeu a proposta de alteração do sistema de rankings da ATP
Em 2010, Del Potro teve uma séria lesão no punho direito e ficou quase nove meses afastado das quadras e foi somente ter uma volta constante nesta temporada. Perto de sair do top 500 [e não 700 como Nadal afirmara], o argentino recuperou seu bom nível e fechou o ano na 11ª posição.

Mesmo com algumas posições opostas, Nadalrevelou o desejo de jogar com Federer, seu grande rival nas simples, em competições de duplas. Entretanto, o hexacampeão de Roland Garros ainda evita estipular datas. "Bom, creio que algum dia acontecerá [de jogar duplas juntos], mas os anos vão se passando", deixou no ar o espanhol.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

+ Nadal aponta falha mental em 2011, mas descarta mudanças: "Um psicólogo não vai ajudar"

Nadal planeja se casar em 2012, aposta imprensa espanhola

Nadal não quer saber de férias e intensifica treinos para começar com tudo em 2012

Nadal minimiza ranking e diz que voltar ao número 1 não será prioridade para 2012

Nadal muda preparação para Wimbledon e confirma presença no ATP de Halle até 2014

ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)

Da redação

Publicado em 16 de Dezembro de 2011 às 11:05


Notícias