Australian Open

Nadal joga muito, arrasa De Minaur e desafia Berdych nas oitavas do Australian Open

Espanhol mostrou melhor nível desde 2018 e confirmou o favoritismo contra a embalada promessa australiano


Foto: Divulgação/Australian Open

O espanhol Rafael Nadal está nas oitavas de final do Australian Open. Número #2 do mundo, ele derrotou o australiano Alex De Minaur com o placar de 6/1, 6/2, 6/4 em 2h21 na manhã desta sexta-feira (18), No jogo, ele mostrou toda sua experiência e talento para sair vencedor na partida disputada em uma lotada Rod Laver Arena e assim anotar sua 250ª vitória em torneios da série Grand Slam.

Leia mais:
Federer detona americano e encara Tsitsipas nas oitavas do Australian Open
Sharapova supera Wozniacki em batalha de três sets e vai às oitavas no Australian Open

Dois dos grandes defensores do circuito da ATP mediram forças na manhã desta sexta-feira. Isso ficou evidente em boa parte dos disputados games do primeiro set, em especial o 2º e 3º. Contando com o apoio da torcida presente na Rod Laver Arena, De Minaur chegou a quebrar o saque do espanhol e abrir 2/1, mas neste momento Rafa pediu um desafio eletrônico e viu o hawkeye o salvar de devolver a igualdade em 40/40. Motivado por isso, o espanhol de Mallorca não sou confirmou seu serviço na sequência, como também quebrou o saque do jovem oponente de 19 anos nas duas oportunidades seguintes e faturou o primeiro set.

 

Apesar de todo o esforço, visível por sua vontade de alcançar todas bolas e de tentar algo novo para surpreender Nadal, De Minaur voltou a esbarrar na baixa potência de seu saque, que pouco incomodava o 'Rei do Saibro'. Logo no primeiro game da segunda etapa, o pupilo de Lleyton Hewitt até mesmo salvou quatro break points e teve quatro chances de confirmar o saque, mas viu um adversário duro e resistente o derrotar e conseguiu a vantagem que precisava logo de cara. Recém-campeão de Sydney, Alex buscou atacar mais, mas viu um resistente Nadal se mostrar inabalável para tomar o segundo set depois de salvar três chances de quebra no sétimo game.

O cenário do terceiro continuou favorável ao dono de 17 títulos de Grand Slam. Mesmo com a evolução de De Minaur principalmente nos pontos disputados com o primeiro serviço, Rafa foi paciente, controlou o jogo depois de conseguir uma quebra no game inicial do set e abriu uma boa vantagem de 5/2. No mais emocionante game da partida, Rafa viu o adversário mostrar toda sua raça e chegar a salvar cinco match points, mas continou confiante e sacramentou a classificação em sua sexta chance.

Confirmado nas oitavas de final do torneio, o canhoto de 32 anos terá pela frente um experiente adversário, o tcheco Tomas Berdych. Tenista de 33 anos, Berdych apareceu entre os 32 melhores no Aberto da Austrália após derrotar, de virada, o argentino Diego Schwartzman, cabeça de chave #18, com o placar de 5/7, 6/3, 7/5 e 6/4 depois de 3h00.

Berdych já eliminou Kyle Edmund, Robin Haase e Diego SchwartzmanFoto: Divulgação/ATP Tour.

De volta ao alto nível de jogo depois de precisar ficar meses longe das quadras por conta de problemas físicos, o tenista que ocupa a 57ª colocação do ranking mundial tentará deixar de lado a superioridade de Nadal, que soma 19 vitórias em 23 jogos no confronto direto, para seguir sonhando em Melbourne. Pesa a seu favor o fato de sua vitória mais recente contra Rafa ter sido justamente no Grand Slam disputado no torneio australiano, em 2015, quando marcou 6/2, 6/0 e 7/6 (7-5) para avançar à semi.

Da redação

Publicado em 18 de Janeiro de 2019 às 08:38


Notícias Rafael Nadal Alex de Minaur Australian Open 2019 Tomas Berdych