Voltando ao Auge

Nadal diz que vice em Monte Carlo "não é uma tragédia" por não ter treinado antes do torneio

Buscando mais jogos para aumentar confiança, Rafa valorizou campanha até a final e elogiou o grande rival Djokovic: "é um jogador fantástico"


Mesmo que nunca tenha se colocado como o grande favorito em Monte Carlo por ainda não se sentir em plena forma física - ficou mais de sete meses fora do circuito com uma lesão no joelho esquerdo -, Rafael Nadal não podia fugir da responsabilidade que tinha por ter vencido o torneio nos últimos oito anos. De quebra, poderia se tornar o primeiro jogador na Era Aberta (desde 1968) a triunfar por tantas vezes em uma mesma competição.

Divulgação/ Site Oficial
Nadal não conseguiu passar pelo ótimo nível de Djokovic nesse domingo em Monte Carlo
Nesse domingo, todavia, o número 5 do ranking sentiu que tem um grande rival à altura na gira pelo saibro até Roland Garros. Novak Djokovic tentava o primeiro caneco em Mônaco, onde tinha sido vice-campeão em 2009 e 2012, e, com uma atuação implacável, desbancou Nadal pela 3ª vez em uma final no saibro (único a obter tal façanha).

Djokovic anotou 6/2 e 7/6(1), encerrando uma invencibilidade de 46 jogos de Rafa em Monte Carlo. Após a derrota, o vice-campeão minimizou qualquer preocupação quando ao resultado e rasgou elogios ao rival: "Não é uma tragédia. Perdi após oito anos aqui. Hoje ele [Djokovic] foi melhor do que eu. É um jogador fantástico. Se não estiver 100%, é muito difícil vencer jogadores como ele, que tem um jogo completo. Para vencer, tenho que jogar meu melhor tênis e levá-lo ao limite", explicou Rafa.

CAMPANHA DE RAFAEL NADAL EM 2013

TÍTULOS

- Brasil Open (Brasil) - v. David Nalbandian (ARG) 6/2 e 6/3

- ATP 500 de Acapulco (México) - v. David Ferrer (ESP) 6/0 e 6/2

- Masters 1000 de Indian Wells (EUA) - v. Juan Martin Del Potro (ARG) 4/6, 6/3 e 6/4

VICE-CAMPEONATOS

-ATP 250 de Viña del Mar (Chile) - d. Horacio Zeballos (ARG) 6/7(2), 7/6(6) e 6/4

- Masters 1000 de Monte Carlo (Mônaco) - d. Novak Djokovic (SRB) 6/2 e 7/6(1)

Com o revés desse domingo, Nadal, agora, obtém um retrospecto de 38 títulos e apenas seis vice-campeonatos disputados no saibro. Os seus únicos algozes em decisões no piso lento foram: Djokovic (três vezes), Roger Federer (duas vezes) e Horacio Zeballos (uma vez). Desde que retornou ao circuito em fevereiro, o heptacampeão de Roland Garros acumulou uma marca de 21 triunfos e duas derrotas, alcançando cinco decisões nos cinco torneios por onde atuou.

"Acho que foi uma semana positiva", disse Nadal, que revelou não ter feito uma preparação adequada antes de Monte Carlo por ter poupado um pouco o joelho nos treinamentos. "Não treinei em Mallorca, apenas treinei aqui antes do torneio. Sem muita preparação, fui capaz de chegar à final. Essa semana vai me ajudar a estar em forma para as próximas", crê o número 5 do ranking, que, por pouco, não levou a decisão do título para o terceiro set.

Ron C Angle (TPL)
Espanhol havia conquistado o torneio em Mônaco por oito vezes consecutivas
Na segunda parcial, Rafa esteve à frente por 4/2 e novamente no 6/5, mas, ainda assim, sentiu que elevou sua qualidade de jogo ao longo do set.

 "No segundo set, senti várias vezes que joguei meu melhor tênis da semana. Então, é importante. Quando estava atuando dessa forma, não estava muito longe dele. Preciso de mais jogos para adquirir essa intensidade em todos os momentos", continuou Rafa, que já disputa a partir de segunda-feira o ATP 500 de Barcelona, onde levantou a taça por sete vezes e não perde há 34 jogos.

"Espero que possa jogar outra boa semana em Barcelona e disputar muitos jogos que vão me auxiliar a ficar 100% preparado". Na estreia, Nadal enfrenta o vencedor do jogo entre o argentino Carlos Berlocq e o espanhol Daniel Gimeno-Traver.

Confiramais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Sem pressão, Nadal afirma estar focado na evolução diária do seu nível: "cada jogo é importante"

Nadal prega humildade e não se considera favorito para chegar a recorde em Monte Carlo

+Nadal reconhece evolução do joelho, mas admite que jogou com dores no Brasil Open

Com precaução, Rafael Nadal revela que tem treinado menos para poupar o joelho

Nadal recarrega as baterias em casa e se prepara para a defesa de mais de 4 mil pontos até Roland Garros

Sem pressa, Nadal não foca em número 1 a curto prazo: "trabalho dia a dia"

+Humilde, Nadal diz que bela campanha na volta ao circuito teve pitada de sorte

+Nadal tranquiliza imprensa e fãs espanhóis ao avaliar joelho em clínica especializada: "está muito melhor"

+Tio de Nadal exalta superação do sobrinho e aprova que Rafa siga mais agressivo em quadra

+Rafael Nadal vibra com alto nível de jogo e se diz surpreso por bater três top 10 em Indian Wells

ESPECIAL:A bela e a fera - Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final(Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 21 de Abril de 2013 às 15:54


Notícias