Opinião

Nadal ataca calendário da ATP e apóia rigidez no controle do doping

Em entrevista à rádio local, espanhol afirmou que doping apenas prejudica esportistas e disparou novas críticas por longa temporada de torneios


Divulgação
Nadal sofreu com lesão no joelho na Austrália em 2010 e atacou ATP por grande quantidade de torneios no ano
Além de ser considerado o melhor jogador da atualidade ecarregar o posto de número um do mundo há mais de meio ano, Rafael Nadalprocura dar o exemplo aos mais jovens também fora das quadras. Em entrevista concedida à rádio Onda Cero, da cidade de Manacor, o espanhol defendeu o forte combate de seu país em relação ao problema de doping, que andou condenando alguns atletas da nação ibérica, entre eles, o ciclista Alberto Contador.

Grande amigo do tricampeão da tradicional volta da França, uma das principais competições do ciclismo mundial, Nadal lamentou que tais situações geram dúvidas sobre o resto dos atletas. ''Os casos mais claros são no ciclismo, onde isso acontece constantemente. É tremendo o dano que faz ao esporte e as dúvidas que criam sobre o resto dos esportistas. Talvez o caso de (Alberto)Contador se esclareça. É um companheiro meu e lhe desejo o melhor. Tudo isso é terrível para os demais", afirmou o pentacampeão de Roland Garros.

Ao longo do programa, o líder do ranking elogiou a campanha realizada durante 2011 e aproveitou para estipular as metas para a próxima temporada. "Hoje, sou muito exigente comigo mesmo, mas foi, sem dúvidas, a melhor temporada de minha carreira e onde joguei meu melhor tênis. Assusta um pouco pensar que se tivesse ganho o Australian Open, teria fechado o ano com quatro Grand Slams seguidos'', comentou Rafa. ''Agora, a sensação que tenho é que estou treinando e jogando muito bem. Mas, até que chegue o Australian Open, qualquer coisa pode acontecer. Meu primeiro objetivo do ano é estar no ATP Finals. Se estou no Masters, é porque minha temporada não foi ruim, já que estarei entre os oito melhores e isso só está ao alcance de oito. A partir daí, meu objetivo é dia-a-dia'', completou o jogador de 24 anos.

E, para não deixar barato, o bicampeão de Wimbledon fez questão de criticar a ATP pelo desgastante calendário com que os tenistas são obrigados a conviver. ''O calendário está muito mal preparado para os tenistas, favorece para que haja carreiras curtas. É um erro muito grande que as pessoas que fazem parte do esporte não ajudem para que as carreiras sejam maiores. É algo que teria que mudar. Jogamos com um excesso de tensão, desde o dia 3 de janeiro até o dia 30 de novembro sem parar '', declarou Nadal, que conviveu com seguidas lesões no joelho em 2009.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

+ Em jornada solidária, Nadal e Federer terão exibições transmitidas online

+ Herói local, Nadal será nomeado o "filho favorito" da cidade de Manacor

+ Para estreia na Davis, Federação oferece avião particular a Nadal em duelo contra a Bélgica
+ Líderes absolutos, Nadal e Wozniacki são nomeados Campeões do Mundo de 2010
+ Absoluto, Nadal inicia contagem regressiva para se tornar oitavo maior líder da história

ESPECIAL: Artilheiro espanhol- Confira as principais atrações do torneio que trouxe o sucesso de Nadal na grama de Wimbledon ao passo que a Espanha conquistava o mundo no futebol (Confira!)

Da redação

Publicado em 17 de Dezembro de 2010 às 11:46


Notícias