Precaução

Murray se preocupa com problema cardíaco de Muamba e cobra exames rigorosos em todos os esportes

Jogador congolês de futebol desmaiou no último fim de semana e ocorrência indignou a todos, inclusive tenista escocês: "Algo precisa ser feito", afirmou


O grave problema cardíaco do jogador congolês Muamba, meio-campo do Bolton, na última semana, que desmaiou durante o jogo contra o Tottenham pela Copa da Inglaterra, comoveu a todos os fãs do esporte no mundo. De acordo com o médico da equipe inglesa, o atleta de 23 anos chegou a ficar 78 minutos sem ter batimentos cardíacos e segue em recuperação em um hospital de Londres.

Um dos mais chocados com a história foi o tenista britânico Andy Murray, número 4 do mundo, que cobrou um maior rigor nos exames feitos nos esportes antes dos atletas serem liberados para competir. "Eu acredito que agora é o momento, em quase todos os esportes, em que todos deveriam ter exames antes de poderem competir. Isso tem acontecido muitas vezes. Aqui nos Estados Unidos aconteceu em jogos de basquete no colegial e na universidade e, é claro, aconteceu algumas vezes no futebol", afirmou.

Para Murray, o que facilita a ocorrência de incidentes como o que ocorrera com Muamba é a pressão do jogador com os fatores extracampo. "Como toda a pressão e o estresse do esporte moderno, você não tem ideia de quanto você está se pressionando no gramado ou na quadra. Eu penso que é algo que precisa ser logo feito", explicou.

Ron C Angle (TPL)
Murray aconselhou atletas a fazerem exames com frequência para evitar problemas como o de Muamba
Visando uma maior precaução contra graves acidentes no esporte, Murray aconselhou os atletas a sempre passarem por uma bateria de exames, como acontece com ele. "Eu tenho feito meus exames cardiológicos por três anos, por isso tenho todos os tipos de testes do coração. Eu comecei quando essas coisas começaram a acontecer mais frequentemente", confessou.


"Mas isso não é algo feito dentro do tênis, porém penso que deveria. Cada um deveria passar por um exame médico ou um check-up antes de ser permitido competir. A realidade é, se alguma coisa não acontecer quanto a isso, provavelmente acontecerá novamente em algum momento, é tão horrível. Você não deseja que alguma coisa dessa aconteça a ninguém"

, concluiu o escocês, que joga nessa semana o Masters 1000 de Miami (Flórida).

Confira mais notícias sobre Andy Murray...

+ Andy Murray é escolhido para participar do Revezamento da Tocha Olímpica

Por Indian Wells e Miami, Murray coloca em dúvida participação na Copa Davis em abril

Com Lendl, Murray vê avanço em seu jogo e busca reconhecimento como Federer, Nadal e Djokovic

Lendl defende Murray e diz que pupilo precisa amadurecer para quebrar tabu nos Grand Slams

McEnroe põe rivalidade de lado e aprova escolha de Murray por Ivan Lendl como treinador

Ivan Lendl crê no sucesso de parceria com Murray e prevê fim de tabu nos Grand Slams

Em ritmo final de pré-temporada, Murray se diz pronto para 2012 e foca no Aberto da Austrália

 + Federação Britânica confirma mãe de Murray como nova capitã da equipe na Fed Cup

ESPECIAL: Andy Murray - A mais nova sensação do circuito masculino quer mostrar que o tênis do Reino Unido ainda pode formar grandes campeões(Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Março de 2012 às 06:00


Notícias