Avaliação

Mesmo com virada, Bellucci é elogiado por novo técnico e cobra mais regularidade nos pontos decisivos

Paulista venceu 1º set contra Monfils, mas não manteve alto nível ao longo do jogo; tenista mantém tabu de nunca ter passado 2ª partida na Austrália


Nesta quinta-feira, Thomaz Bellucci começou bem, venceu com autoridade o primeiro set sobre Gael Monfils e parecia rumar à vitória que igualaria o duelo entre Brasil x França no quarto dia de disputas do Australian Open, já que, mais cedo, Jo-Wilfried Tsonga havia vencido o paulista Ricardo Mello em três sets.

Divulgação/Adidas
Bellucci teve bom início contra Monfils, mas acabou pecando nos erros não forçados e foi eliminado do Australian Open
No entanto, o bom momento ficou pelo caminho e a instabilidade voltou a assolar o número 1 do país, que caiu por 3 sets a 1 e deu adeus ao Grand Slam australiano, torneio onde nunca passou exatamente da segunda rodada.

Após um 6/2 sobre o cabeça de chave 14 do torneio, Bellucci não manteve o ritmo a partir da segunda parcial. Do outro lado da rede, Monfils mostrou seu jogo característico, com golpes pesados do fundo da quadra aliados à rapidez de pernas, o que acabou minando a paciência do paulista.

Com isso, Bellucci acabou cometendo muitos erros - 53 no total ao final da partida. "Acho que foi um bom jogo. Se eu tivesse conseguido manter a mesma regularidade do primeiro set, com certeza, poderia ter tido chance, mas acabei errando em momentos cruciais da partida", observou.

"Cometi erros simples, que ampliaram a vantagem do Monfils na partida. Me senti bem durante o jogo, mas devo seguir trabalhando para melhorar o meu nível. O Monfils cobre muito bem a quadra e arrisca o tempo todo", completou o brasileiro, que terminou o encontro com menos winners (34 a 29 para o europeu).

Nos dois primeiros compromissos da temporada (ATP de Auckland e o Major da Oceania), o 37º do ranking acumulou duas vitórias e duas derrotas. Mesmo assim, o técnico Daniel Orsanic vê como positivo o começo de trabalho da nova parceria e prega evolução para o futuro.

"O desempenho do Thomaz nos dois primeiros torneios da temporada foram satisfatórios e nos indica os pontos que temos que seguir trabalhando para os próximos torneios", concluiu. Bellucci e Orsanic devem viajar nos próximos dias para o Chile, onde o atleta de Tietê disputa o ATP de Viña del Mar, primeira competição no saibro do ano, a partir de 30 janeiro.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Em desafio Brasil x França, Bellucci e Mello tentam igualar Guga e quebrar barreira da 2ª rodada na Austrália

Virada sofrida em Brisbane custa caro a Mello e Brasil terá apenas Bellucci no top 100 na próxima semana

Liderado por Bellucci, Brasil vai com três representantes na chave do ATP de Viña del Mar

Bellucci usa experiência de treinador ex-duplista para ter maior regularidade no 2º semestre

Bellucci adere à ''onda argentina'' de técnico e treinará com tops Del Potro e Nalbandian para 2012

Após fim de parceria com Larri, Bellucci define argentino Daniel Orsanic como seu novo treinador



ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Janeiro de 2012 às 11:51


Notícias