Ouvindo

McEnroe põe em cheque boa fase de Djokovic e teme que sérvio desista do Aberto da Austrália

Americano discorreu sobre problemas que Nole passou na reta final de 2011 e mostra dúvidas se atleta será capaz de repetir resultados no próximo ano


A excelente temporada de Novak Djokovic guardou um alto preço para o tenista na reta final de 2011. Depois de conquistar seu terceiro Grand Slam no ano ao se sagrar campeão do US Open, em setembro, o número 1 do mundo apresentou uma nítida queda de rendimento - aliada ao cansaço acumulado pelo grande número de torneios e também por alguns problemas de lesão.

Divulgação/Getty Images
Djokovic acusou cansaço no final de 2011 e não apresentou mesmo desempenho do de grande parte da temporada
Dessa forma, a condição física de Djokovic para 2012 gera uma certa preocupação não só para o próprio atleta, mas também para os especialistas. A lenda norte-americana John McEnroe comentou sobre o assunto e tem muita moral para dar conselhos ao sérvio de Belgrado. Em 1984, o polêmico ex-tenista anotou o maior retrospecto até aqui em uma só temporada - com 82 vitórias e apenas três derrotas.

Djokovichavia perdido apenas duas vezes após o título no Aberto dos EUA, porém não conseguiu manter o ritmo e, assim, acumulou reveses na semifinal da Copa Davis (para Juan Martin Del Potro), no ATP 500 da Basileia (para Kei Nishikori), no Masters 1000 de Paris (abandono) e na fase de grupos do ATP Finals (para David Ferrer e Janko Tipsarevic).

A temporada que começou com 43 vitórias seguidas terminou com 70 triunfos e seis derrotas. Para McEnroe, faltou foco para Djokovic nos últimos eventos do ano e o desgaste provocado em 2011 é um fator importante para o sérvio levar em conta visando o Australian Open, primeiro Major, onde Nole defende o título.

Lenda do tênis, McEnroe tem dúvidas se Djokovic vai manter grande nível para 2012
"Djokovic é o favorito para o Australian Open, mas se ele abandonar perdendo por 2 a 1 nas quartas de final porque não consegue respirar direito, não ficarei surpreso. Foram tantas conquistas que ele parece ter ficado satisfeito com o que fez na temporada e não manteve o mesmo ritmo na reta final. Ele não foi até onde poderia, talvez pensando no próximo ano", explicou o ex-líder do ranking.

McEnroe ainda lembrou de seu desempenho em 1985 [perdeu 10 vezes], temporada posterior ao do seu fantástico feito. Ele já avisa a Djokovic que manter o nível para 2012 será muito difícil, assim como aconteceu com o estadunidense há 26 anos.

"Depois do meu melhor ano, talvez eu não tenha percebido quanta energia gastei. Se você teve um ano dominante há uma tendência em pensar: 'Por que preciso melhorar?'. Eu cometi o erro de sentar sobre o que eu tinha feito e não trabalhei no que deveria. Parece que ele não foi capaz de encontrar uma maneira de vencer nos últimos meses, mas que pode voltar de repente", concluiu.

E MAIS:Com US$12 milhões em 2011, Djokovic bate recorde de premiação na história da ATP

Confira mais notícias sobre Novak Djokovic...

Djokovic mostra seus dotes no cinema e contracena com Stallone e Schwarznegger em "Os Mercenários 2"

+Djokovic fica irritado com boatos de jogar em Paris por dinheiro e se defende: "Sou profissional"

Diretor de Paris assegura presença e Djokovic jogaria por bagatela de US$1,6 milhão
Djokovic celebra evolução na Basileia após passar pela 'maior lesão' da carreira

Djokovic admite estar mais "maduro" e prega simplicidade como arma do sucesso na temporada


ESPECIAL:Novo dono - Confira os bastidores da conquista inédita de Novak Djokovic no US Open 2011. O sérvio, número 1 do mundo, completou seu reinado na temporada ao faturar três dos quatro Grand Slams do ano (Confira!)

Da redação

Publicado em 7 de Dezembro de 2011 às 12:23


Notícias