Elogios

McEnroe fica impressionado com força mental de Djokovic e diz que sua devolução supera Agassi

Veterano comentou sobre fase espetacular do número 1 do mundo e afirmou que o top 4 alcançou um nível espetacular dentro da modalidade


O norte-americano John McEnroe acredita que Novak Djokovic se tornou "o jogador mais forte mentalmente em um nível que poucos podem alcançar, além da excelência atlética em quadra". Ao comentar sobre a fase espetacular do sérvio, que ascendeu ao topo do ranking em 2011, o veterano afirmou que a devolução de Nole ultrapassou limites de grandes lendas passadas do tênis.

© Ben Solomon/Tennis Australia
McEnroe ficou surpreso pelo nível que Djokovic (foto) alcançou dentro do tênis
"Djokovic subiu seu jogo a um ponto onde penso que sua devolução talvez tenha ultrapassado a de [André] Agassi. Para mim, os ícones eram Agassi e [Jimmy] Connors. Agora está além da crença, o que Djokovic consegue fazer com a devolução", declarou Johnny Mac.

O sérvio faturou seu quinto título de Grand Slam ao bater Rafael Nadal na decisão do Aberto da Austrália por 3 sets a 2. A final entre os dois melhores da atualidade bateu o recorde como a mais longa da história dos Majors, em que teve incríveis 5h53min de duração.

"Ele [Djokovic] é muito mais elástico", disse McEnroe. "Eu notei isso há muitos anos, o quão flexível ele era e o quão duro ele trabalhou para isso. Pensei: 'Isso vai valer a pena'. Não tinha percebido que daria tanta vantagem a ele. Acho que é uma coisa que deve ser considerada pelos outros jogadores."

Ron C Angle (TPL)
Para McEnroe, devolução de saque de Djokovic já superou a de Agassi (foto)
"Acredito que o forehand é uma das grandes armas do jogo e o backhand dele é ainda melhor. Não me parece que as outras coisas vão dar errado no jogo dele", adicionou o polêmico ex-tenista.

McEnroe também deu sua opinião sobre o panorama atual do tênis masculino, dominado já há algum tempo pelos quatro primeiros - Djokovic, Nadal, Roger Federer e Andy Murray. Os quatro chegaram às semifinais em Melbourne e também já haviam marcado presença na penúltima fase do US Open do ano passado.

"Acredito que é uma época incrível", disse o norte-americano. "Temos que aproveitar enquanto dura isso. As jogadas que esses rapazes fazem são simplesmente fenomenais. Eles levaram o jogo da base a um outro nível. Roger [Federer] está com 30 anos e continua jogando muito bem. Murray disputou o melhor jogo que pude acompanhar mesmo tendo perdido para Djokovic [nas semifinais do Australian Open]", citou McEnroe.

Confira mais notícias sobre Novak Djokovic...

Djokovic e Nadal "agonizam" em cerimônia de premiação e apelam para alongamento após decisão na Austrália

"Foi a vitória mais importante da minha carreira", desabafa Djokovic sobre final na Austrália

Irreverente, Djokovic comenta sobre 1ª semifinal na Austrália: 'Vou curtir Federer x Nadalno sofá'

Djokovicminimiza fúria de Baghdatis e "defende" quebra de raquetes no tênis: 'É normal'

Via Twitter, Serena 'tira onda' com Djokovic e o ensina a fazer pose diante das câmeras

Djokovic recebe visita de Maradona em Abu Dhabi e se rende ao talento do argentino com a bola no pé

De férias, Djokovic faz passeio de camelo com "espírito natalino" pelas areias de Dubai

ESPECIAL:A dieta mágica de DjokovicO que você precisa saber antes de fazer como Novak Djokovic e começar a desfrutar os benefícios de uma dieta sem glúten  (Confira!)

Da redação

Publicado em 2 de Fevereiro de 2012 às 09:47


Notícias