Zebra

Mais forte entre os brasileiros, Melo perde na estreia do US Open

Outros quatro representantes nacionais avançaram à segunda rodada do torneio


O primeiro dia de disputas das duplas no US Open foi marcado por três vitórias brasileiras na chave masculina e por mais outra na mista. A rodada, porém, também contou com uma surpreendente eliminação precoce do atual número um do país, Marcelo Melo (3º), cotado junto de seu parceiro Ivan Dodig (7º) como segundo favorito ao título do torneio norte-americano – quarto e último Grand Slam do ano.

Depois de quatro derrotas nas chaves de simples em Nova York, o primeiro triunfo brasileiro em Flushing Meadows nesta edição veio com o mineiro André Sá (68º). Jogando ao lado do australiano Chris Guccione (46º), ele derrotou os locais John McNally e Jeffrey Wolf por duplo 6/4 em 1h10 de jogo e tem como próximos adversários o sul-africano Raven Klaasen (10º) e o tenista da casa Rajeev Ram (20º).

Mais tarde, foi a vez do gaúcho Marcelo Demoliner (66º) e do paulista Thomaz Bellucci (104º) vencerem a estreia na competição. Diante da forte parceria francesa entre Julien Denneteau (35º) e Edouard Roger-Vasselin (13º), cabeças de chave número 11, eles aplicaram parciais de 7/6 (7-4) e 6/3, após 1h22 de confronto. Na segunda rodada, os brasileiros enfrentarão o taiwanês Yen-Hsun Lu (73º) e o sérvio Janko Tipsarevic (826º).

A terceira vitória brasileira nesta quarta-feira veio depois de uma dura batalha de 2h23 na quadra seis. Cabeças de chave número quatro, o mineiro Bruno Soares (8º) e o britânico Jamie Murray (4º) derrotaram os portugueses Gastao Elias (151º) e Joao Sousa (98º), por parciais de 6/3, 6/7 (3-7) e 7/5. Campeões do Australian Open, os dois aguardam os melhores da partida entre Marcin Matkowski (POL)/Jurgen Melzer (AUT) e Alexandr Dolgopolov (UCR)/Sergyi Stakhovsky (UCR).

Único representante verde e amarelo na chave de duplas mistas, Soares também avançou à segunda rodada da categoria ao lado da cazaque Yaroslava Shvedova. Cabeças de chave número dois, a parceria venceu a formada pela chinesa Yifan Xu e pelo paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi, por parciais de 6/4, 3/6 e 10-8, em 1h17 de partida. Pela frente, terão ou Timea Babos (HUN)/Eric Butorac (EUA) ou Emina Bektas (EUA)/Evan King (EUA).

A única triste notícia do dia, por sua vez, ficou a cargo do mineiro Marcelo Melo, melhor duplista do país. Ao lado do usual parceiro croata, ele acabou surpreendido pelos norte-americanos Nicholas Monroe (63º) e Donald Young (169º), por parciais de 7/5 e 7/6 (7-2). Com dois sets points perdidos na primeira metade do duelo, a dupla do brasileiro viu os rivais reagirem, saindo de 2/5 para a vitória.

 

LEIA MAIS
Confira as chaves masculinas do US Open
Veja as chaves femininas do US Open

Da redação

Publicado em 1 de Setembro de 2016 às 17:04


Notícias US Open Duplas Marcelo Melo Bruno Soares Marcelo Demoliner André Sá Thomaz Bellucci Ivan Dodig Jamie Murray