Retrospecto

Maiores da década, Henin e Serena se encontram pela primeira vez em uma final de Grand Slam

Ao todo Serene (com 11) e Henin (7) somam 18 títulos de Grand Slam na cerreira


Serena Williams (esq) e Justine Henin se cumprimentam
Serena Williams e Justine Henin foram as jogadoras mais vitoriosas do circuito feminino na última década. Mesmo assim, as atuais finalistas do Australian Open nunca haviam se enfrentado na decisão de um torneio Grand Slam.

Donas, respectivamente, de 11 e 7 títulos dos quatro torneios mais importantes do circuito, Serena e Henin farão neste sábado talvez a partida mais esperada pelos fãs do tênis feminino, justamente no momento menos provável.  Isso porque, até o começo de 2010, Henin - à exemplo de Kim Clijsters em 2009 - era uma aposentada.

Aposentadoria essa que fez com que Serena se firmasse como a principal jogadora da década de 2000. Quando Henin parou de jogar, no começo de 2008, a norte-americana tinha oito troféus de Major, um a mais que Justine, que do sofá viu a rival conquistar três taças que poderiam estar em sua casa, se ela ainda estivesse em quadra.

De volta, contudo, Henin tentará provar - assim como Serena já fez diversas vezes - que, independentemente do que diga o ranking mundial, é ela a número um do mundo. Serena, por sua vez, terá uma motivação a mais. Além de derrotar uma rival, ela tenta evitar ser eliminada de um Grand Slam duas vezes consecutiva por uma ex-aposentada.   Ano passado passou por Williams nas semifinais do US Open antes conquistar o título.

Se em finais de Major o confronto que se dará no sábado é inédito, em outras circunstâncias as duas já se enfrentaram 13 vezes, sendo que em 7 destas oportunidades foi Serena quem saiu vencedora.

Mais sobre o Especial AUS Open 2010

+ AO 2010: "Caras pintadas" enchem de cor o Grand Slam australiano

+ AO 2010: Australian Open também é saúde!

+ AO 2010: Australianos capricham na fantasia para acompanhar novo ídolo local

+ AO 2010: "Ballboy" é mais um representante brasileiro em Melbourne
+ AO 2010: Confiante, Hocevar treina na Rod Laver para duelo com Hewitt

Felipe De Queiroz

Publicado em 28 de Janeiro de 2010 às 09:27


Notícias