Ela Merece!

Líder mais jovem na Era Aberta, suíça Martina Hingis entra para o Hall da Fama do Tênis

Ex-tenista foi número 1 com 16 anos e faturou 15 Grand Slams na carreira; outros três nomes foram incluídos - Cliff Drysdale, Charlie Pasarell e Ion Tiriac


Campeã de cinco Grand Slams e ex-número 1 do mundo, Martina Hingis ingressou ao time de lendas do Hall Internacional da Fama. A informação foi confirmada nessa segunda-feira no Dia Internacional do Tênis, com a suíça batendo o alemão Michael Stich, campeão de Wimbledon em 1991, e a tcheca Helena Sukova, que foi campeã de dublas de Wimbledon em 1996 ao lado da própria Hingis.

Ron C Angle (TPL)
Martina Hingis venceu 15 Grand Slams e foi a mais nova a chegar ao topo do ranking da WTA
Hingis, a mais jovem da história a assumir a liderança da tabela da WTA (com 16 anos e seis meses), conquistou seus primeiros três Grand Slams em 1997 - Australian Open, Wimbledon e US Open - e, depois, capturou mais dois na Austrália nas temporadas de 1998 e 1999.

Sua coroa em 1996 em Wimbledon - nas duplas - a tornou a campeã de Grand Slam mais jovem na Era Aberta com 15 anos e nove meses, pouco tempo de distância para assumir o número pela primeira vez. Hingis terminou a carreira com um total de 43 canecos WTA e passou 209 semanas como líder do ranking.

Nas duplas, Hingis também foi mestre, faturando 37 taças de torneios grandes do circuito, sendo nove desses em Grand Slams (ela conquistou os quatro da temporada de 1998), ficando 35 semanas no topo da modalidade. Ela é uma das cinco jogadoras na história a ser número 1 em simples e duplas simultaneamente.

Ainda na carreira bem-sucedida no tênis, Hingis foi campeã do Australian Open de 2006 nas duplas mistas fazendo parceria com o indiano Mahesh Bhupathi em sua volta ao circuito após três anos de aposentadoria. A sua última partida como profissional aconteceu em Pequim/2007, quando perdeu para a chinesa Shuai Peng.

"Ser incluída no Hall da Fama Internacional do Tênis é uma honra. É um verdadeiro privilégio fazer parte de um grupo exclusivo de ícones do esporte. Estou ansiosa para encontrar outros membros eleitos em Newport", disse Hingis em alusão à cerimônia do Hall da Fama que acontece no mês de julho durante o torneio de Newport, em Rhode Island.

Presidente do Hall da Fama do Tênis, o americano Stan Smith demonstrou toda a satisfação de incluir Hingis na coleção de campeões da modalidade, assim como os brasileiros Gustavo Kuerten e Maria Esther Bueno.

"Ter alcançado o número 1 em simples e duplas e vencido 15 Grand Slams, Martina Hingis é, sem dúvida, uma jogadora de elite, e estamos muito felizes a pagar tributo a ela dentre tantas lendas do esporte".

Além da suíça, outros três nomes também foram incluídos, mas na categoria "contribuição". O ex-tenista sul-africano Cliff Drysdale, o portorriquenho Charlie Pasarell, ex-vice-presidente da ATP enquanto ainda jogava, e o romeno Ion Tiriac, diretor do Masters 1000 de Madri.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+Wozniacki vive momento "tiete" e tira foto com Maradona em Dubai: "é uma lenda dofutebol"

+Azarenka apela para o surfe durante folga e pega onda em Malibu

Revista sugere Serena, Azarenka e Neymar como celebridades esportivas para se seguir no Instagram

+Lideradas por Ivanovic, musas arrasam na cozinha e convidam garotada para banquete na Tailândia

"Turbinada", Serena Williams é a nova embaixadora de marca australiana de lingeries

+Sharapova ironiza revista que a apontou como a mais bem paga do mundo: "têm acesso à minha conta?"

+Desolada, musa Maria Kirilenko confessa que Serena deveria jogar com os homens

ESPECIAL:As idas e vindas de Martina Hingis - Dois anos após sua volta, a talentosa suíça, com novos problemas físicos e uma acusação de doping, decide se aposentar definitivamente em 2007. (Confira!)

Da redação

Publicado em 4 de Março de 2013 às 14:39


Notícias