Teoria

Lendl defende Murray e diz que pupilo precisa amadurecer para quebrar tabu nos Grand Slams

Assim como britânico, ex-tenista perdeu várias finais antes de ser campeão de um Major e citou experiência como fundamental para o processo


Ivan Lendl conquistou oito títulos de Grand Slam na carreira, porém antes de ser um vencedor nos quatro maiores eventos do tênis, o tcheco naturalizado americano teve que superar a frustração de quatro derrotas em finais deste escalão. Essa experiência foi o que motivou o britânico Andy Murray a começar um trabalho no final de 2011. E até aqui, o número 4 do mundo só é elogios do novo mentor.

Ron C Angle (TPL)
Em Melbourne, Murray segue na luta para acabar com tabu nos Grand Slams
Em Melbourne acompanhando o desempenho do pupilo no Australian Open, Lendl está certo de que Murray está amadurecendo e usará a experiência adquirida por ter perdido três decisões de Major para ficar preparado no futuro. O escocês enfrenta nesta quarta-feira o japonês Kei Nishikori por uma vaga nas semifinais do primeiro Slam de 2012.

"Parte do processo está amadurecendo no jogo de Murray. Ele é ainda muito jovem (completa 25 anos em 2012) e precisa de experiência. Alguns tenistas aprendem mais rápido do que outros, eu era um dos mais lentos", admitiu Lendl em entrevista à ESPN americana.

"Você apenas faz o seu e continua percorrendo o caminho e quando a porta abrir, você aproveita a chance", comentou o ex-tenista de 51 anos. Lendl ainda defendeu o pupilo de críticas dos mais céticos em alusão ao fraco desempenho nas decisões que perdera nos Majors - Murray sequer venceu sets nas ocasiões.

"Todos fazem um grande caso do fato de Andy estar 0-3 em finais, mas ele perdeu duas vezes para Roger [Federer] (no US Open/2008 e Aberto da Austrália/2010), o melhor jogador de todos os tempos e da Era Aberta. E perder para Novak [Djokovic] aqui, no ano passado, àquela época pareceu uma derrota terrível, mas se tivesse acontecido no US Open, todos teriam dito que Novak estava tendo um ano fantástico e ninguém estaria importunando Andy", declarou.

Quanto ao adversário das quartas, Lendl pregou respeito à sensação japonesa Nishikori, o qual fez história para seu país ao alcançar as quartas na Austrália. "Ninguém chega a esta fase se não for um bom jogador.Nishikori disputou uma excelente partida contra Tsonga (nas oitavas de final) e ele é nosso próximo objetivo", concluiu.

Confira mais notícias sobre Andy Murray...

McEnroe põe rivalidade de lado e aprova escolha de Murray por Ivan Lendl como treinador

Ivan Lendl crê no sucesso de parceria com Murray e prevê fim de tabu nos Grand Slams

Em ritmo final de pré-temporada, Murray se diz pronto para 2012 e foca no Aberto da Austrália

 + Federação Britânica confirma mãe de Murray como nova capitã da equipe na Fed Cup

Murray acusa lesão na virilha e cogita abandonar ATP Finals ainda na fase de grupos

ESPECIAL: Andy Murray - A mais nova sensação do circuito masculino quer mostrar que o tênis do Reino Unido ainda pode formar grandes campeões(Confira!)

Da redação

Publicado em 24 de Janeiro de 2012 às 10:32


Notícias