Má notícia

Lenda do tênis, Sampras tem coleção de troféus roubada junto com primeiro Australian Open

Troféu recebido no Grand Slam australiano de 1994 foi levado junto com outros prêmios, incluindo seis troféus por terminar a temporada na liderança do ranking


Ron C Angle (TPL)
Norte-americano teve seu primeiro troféu no Australian Open roubado, junto com outros prêmios durante a carreira
Se você fosse um verdadeiro gênio das quadras, tendo conquistado em toda sua carreira um total de 64 títulos, incluindo 14 Grand Slams, seria necessário um grande local para guardar todas as lembranças de uma brilhante jornada no circuito profissional. Mas, e se de uma hora para outra você perdesse o controle de todas essas relíquias que valeram por uma vida inteira no tênis? Esta é a atual situação que enfrenta um dos maiores jogadores de todos os tempos, o norte-americano Pete Sampras.

O ex-número um do mundo teve parte de sua coleção de troféus, prêmios e até aneis roubados há cerca de três semanas. Uma dezena de caixas contendo boa parte de seus maiores feitos foi levada para um local onde as guardava à oeste da cidade de Los Angeles. "Meu primeiro troféu do Australian Open (conquistado em 1994) se foi. Hoje, eu estou com 13 dos 14 Slams. O resto, a maioria se foi", contou Sampras, que relatou que guarda alguns desses canecos em uma loja da Nike em Portland.

Primeiro troféu de Sampras no Australian Open, em 1994, está entre as relíquias roubadas
A memória histórica das conquistas do melhor tenista dos Estados Unidos foi tirada de um depósito na cidade californiana, onde Sampras havia alugado duas unidades para o armazenamento de suas relíquias. "Tínhamos alguns problemas com a casa, então, enquanto resolvíamos isso, alugamos locais para armazenar os troféus", disse o ex-tenista de 39 anos. Anos atrás, Sampras, sua esposa - a atriz Bridgett Wilson - e seus filhos - Christian e Ryan - se mudaram de Beverly Hills para Thousand Oaks e logo a seguir foram para Brentwood. "Eu pensava que existiam câmeras de segurança e que as coisas estavam trancadas. Fiquei chocado", lamentou Pete, que deu parte do roubo à polícia de Los Angeles e resolveu tornar público o caso.

Na esperança de encontrar os responsáveis com mais facilidade e, acima de tudo, recuperar o que lhe pertence, o heptacampeão de Wimbledon deseja mostrar todos os feitos para seus herdeiros (Christian tem 8 anos e Ryan apenas 5), que nunca chegaram a ver o pai jogar profissionalmente. "Só queria ter os troféus para meus filhos verem. Eles não me viram jogar, mas quero que eles vejam os prêmios. Perder essas coisas é como se a história da minha vida no tênis tivesse sido levada. Só espero que quem levou tudo não tenha destruído. Por isso estou indo à público. Talvez alguém saiba de algo", concluiu Sampras.

Aposentado desde 2002, quando venceu o US Open em cima de André Agassi, Sampras se manteve com seus sete canecos de Wimbledon, cinco US Open e outro Australian Open. Mas o resto, o que inclui ao todo 64 títulos e outros 24 vices (cinco títulos do ATP Finals) foram roubados. A lista inclui um anel Olímpico, sete prêmios ESPY e seis troféus por ter finalizado o ano como o líder do ranking.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Jantar beneficente da fundação de Roddick arrecada mais de US$ 700 mil para crianças carentes

+ Semifinal entre Nadal e Murray na ATP Finals é coroada a melhor partida de 2010

+ Exibição de Nadal e Federer em Madri terá show exclusivo de Julio Iglesias

+ Mesmo com Bellucci, Larri continuará orientando Daniel e Tiago Fernandes

+ Bêbado, Tipsarevic comemora título da Davis com fãs no Twitter

ESPECIAL:Pete Sampras - Um dos maiores ídolos do tênis esteve em São Paulo em junho de 2008. O norte-americano, que continua encantando o público com suas jogadas magistrais, conversou com a Revista TÊNIS  (Confira!)

Da redação

Publicado em 8 de Dezembro de 2010 às 06:00


Notícias