Críticas

Insatisfeito, Nadal reclama de impostos britânicos: "Está ficando complicado jogar em Londres"

Espanhol deve abir mão do ATP de Queen's em 2012 devido à alta taxa tributária e diz ser 'difícil' manter ATP Finals na capital inglesa dessa maneira


Divulgação
Nadal admitiu não jogar em Queen's no ano que vem por conta de impostos altos na Grã-Bretanha
Acostumado a jogar nas quadras tradicionais do Queen's Clubdesde 2006 visando sua preparação ao torneio de Wimbledon, Rafael Nadal pode estar de passagens novas para a próxima temporada de grama. De acordo com o jornal inglês The Times, o espanhol não está satisfeito com as leis de impostos cobradas pela direção do evento inglês e deve aceitar a proposta de US$1,2 milhão para competir no ATP de Halle, na Alemanha, pelos próximos dois anos.

O número 2 do mundo disse nessa quinta-feira que "pode perder muito dinheiro" ao jogar em Queen's devido às políticas fiscais. A Grã-Bretanha possui uma ação de tributar os atletas, músicos e atores estrangeiros tanto em relação à premiação nos torneios quanto a taxas de aparição, e também em uma proporção de seus rendimentos internacionais.

Ron C Angle (TPL)
Nadal afirmou que continuará jogando em Wimbledon e disputará a ATP Finals, mas criticou impostos no país
Tal fato parece ter assustado Nadal, que explicou quais são os pontos afetados pelas altas taxas. "A verdade é que, no Reino Unido, há um grande regime de impostos. Eles [Receita de Sua Majestade e Alfândega] tomam muito dos patrocinadores, da Babolat [patrocínio de raquetes de Nadal], da Nike [marca de roupas do atleta] e dos meus relógios. Isso é muito difícil", desabafou o campeão em Queen's, há três anos.

O jamaicano Usain Bolt, campeão olímpico nos 100 e 200 metros rasos e recordista mundial nas duas provas em Pequim/2008, não compete na Grã-Bretanha por conta da rígida política tributária. Dessa forma, Nadal jogaria na mesma semana, em Halle, torneio conhecido pelo contrato vitalício com o suíço Roger Federer.

"Queen's é um torneio fantástico, mas não é o único naquela semana", declarou Nadal após sua derrota para Florian Mayer nas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai. "Eu não joguei na Alemanha nos últimos três anos. Eu gosto de estar em todos os torneios quando eles me querem por lá", acrescentou.

Divulgação
Para Nadal, está ficando difícil jogar na Grã-Bretanha por conta da alta taxa tributária aos atletas
Mesmo assim, Nadal confirmou sua presença em outros eventos na Inglaterra, como o torneio de Wimbledon e a ATP Finals, último torneio da temporada e que acontecerá entre os dias 20 e 27 de novembro, na O2 Arena. Rafa fez questão de avisar aos organizadores que jogar em tais condições pode acarretar em uma revolta dos jogadores.

"Acredito que Londres é um fantástico evento, tem uma excelente estrutura, um público e estádio fantásticos, mas os impostos complicam bastante. Jogarei em Wimbledon e a ATP Finals, então são mais duas semanas, muitas taxas para cumprir. Está ficando cada vez mais complicado jogar na Grã-Bretanha no momento", declarou Nadal.

A ATP Finals tem previsão para ser sediada na capital inglesa até 2012. O Rio de Janeiro chegou a cogitar a possibilidade de realizar o evento no triênio 2013-2015, porém nada de concreto foi confirmado. Para Nadal, as cotações do evento permanecer em Londres aumentam se houver uma alteração nas leis de impostos. "Se houver [uma mudança na tarifa de impostos], as chances de manterem a ATP Finals em Londres serão muito altas", concluiu.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

Tio de Nadal afirma que pupilo vem tropeçando em Djokovic por conta do nervosismo

Antes do GP de Suzuka, Lewis Hamilton tem encontro especial com Nadal no Japão

Nadal diz que não se incomoda com nível de radiação em Tóquio

Por conflito de interesses, família de Nadal deixa conselho executivo do Mallorca

Empolgado, Nadal faz últimos ajustes antes de embarcar para torneios na Ásia

ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)

Da redação

Publicado em 13 de Outubro de 2011 às 12:40


Notícias