Disputa

Indignados, espanhóis entram com recurso contra piso "irregular" escolhido pelos EUA na Davis

Quadra escolhida para as quartas-de-final, segundo o time espanhol, não está dentro das normas da ITF e gera polêmica no mundo do tênis


Time norte-americano conseguiu aproveitar "vantagem" de piso em 2007 e derrotou Espanha em casa
A Associação Norte-Americana de Tênis, a USTA, anunciou a escolha do piso rápido para o duelo diante da Espanha, em julho, em Austin, pelas quartas-de-final da Copa Davis. Porém, a Espanha entrou com um recurso diretamente com a Federação Internacional de Tênis (ITF) reclamando da atitude.

A alegação da Federação Espanhola é que a escolha da superfície ficou fora das normas concedidas pela ITF. Segundo a entidade espanhola (RFET), o piso escolhido foi igual ao utilizado no ATP 250 de San Jose, o qual é somente usado neste evento.   Segundo as regras, um piso só pode ser utilizado em jogos da Davis se está em, pelo menos, três eventos nível ATP do circuito. Ainda assim, o piso de acrílico escolhido e a empresa que o produz não estão sequer homologados junto à ITF.

Verdasco é o único espanhol com experiência na superfície "proibida" dos norte-americanos
O presidente da RFET, Jose Escañuela, compareceu a uma coletiva de imprensa durante o ATP de Barcelona nesta terça-feira ao lado do capitão espanhol, Albert Costa, e explicou que o recurso foi apresentado na última semana. "É uma quadra que não conhecemos, porque não cumpre com a norma. Só um jogador nosso jogou nela, Fernando Verdasco (ganhou San Jose em 2010). Então, é um problema pois não poderiamos treinar previamente já que esta quadra não está homologada", lamentou Costa.

Em 2007, a equipe espanhola foi à Winston Salem, também pelas quartas-de-final, e foi derrotada em uma quadra parecida. Foi feito um protesto sobre o mesmo problema, que não foi acatado pela entidade responsável. "Só queremos o fair-play e que a norma seja cumprida. Se a federação quer que a competição seja tão importante como é, terá que respeitar o espírito esportivo e a vontade dos jogadores como aconteceu com o sucesso do hawk-eye", declarou Escañuela.

   

Confira as últimas notícias sobre a Copa Davis...

+ Sem surpresas, Uruguai escolhe Montevidéu para duelo contra Brasil na Davis

+ Precavidos, norte-americanos devem escolher o piso duro para receber Nadal na Davis

+ Herói em 2002, Youzhny anuncia aposentadoria do time russo da Davis

+ Sem surpresas, Nadal e Ferrer lideram time espanhol contra Bélgica na Davis

+ Ausente da estreia na Davis, Murray anuncia que voltará ao time em julho

ESPECIAL:Na trave, de novo... - Brasil abre 2 a 0 no primeiro dia, mas toma virada espetacular dos indianos e perde mais uma chance de ouro de voltar ao Grupo Mundial  (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Abril de 2011 às 07:57


Notícias