ATP World Tour
Torneio terá briga por vagas no Finals e Djokovic de olho no nº 1
Foto: Divulgação/CincyTennis
Com início marcado para o próximo domingo (7), o Masters 1000 de Xangai é o último destino da já tradicional gira asiática de quadras rápidas. Mais uma vez, o torneio contará com a presença dos principais tenistas do circuito masculino e cobertura da Revista Tênis.
Confira nosso guia com as principais informações sobre o torneio:
Atual campeão no torneio chinês, o suíço Roger Federer é novamente o principal destaque do torneio. Longe das quadras desde a Laver Cup, o tenista de 37 anos busca o tricampeonato. Seu maior oponente em busca do troféu será o sérvio Novak Djokovic, embalado pela conquista do US Open e de olho no número #1 do mundo. Sem pontos a defender até o final do ano, Nole busca um quarto título em Xangai para colar na liderança do ranking.
Look who just arrived.. @DjokerNole welcome to Shanghai! Your fans look very pleased #RolexSHMasters #Djokovic #simplythebest pic.twitter.com/yUjM1vicNQ
— RolexShMasters (@SH_RolexMasters) October 5, 2018
Cabeças de chave #2 e #3, o argentino Juan Martin del Potro e o alemão Alexander Zverev buscam ambos o segundo título em torneios da série Masters na temporada, após as vitórias em Indian Wells e Madrid, respectivamente. Para Zverev, é necessário um bom desempenho no torneio para confirmar seu nome na disputa do Nitto ATP Finals pela segunda vez na carreira.
Confira a análise da chave principal do torneio.
Outros tenistas de peso também tentarão o título para ficar entre os oito melhores da ATP em 2018. São eles o sul-africano Kevin Anderson, o croata Marin Cilic, o austríaco Dominic Thiem e o japonês Kei Nishikori. O argentino Diego Schwartzman, o grego Stefanos Tsitsipas e o canadense Milos Raonic são outros nomes confirmados na disputa.
Confira a lista de cabeça de chaves:
1. Roger Federer
2. Novak Djokovic
3. Juan Martin Del Potro
4. Alexander Zverev
5. Marin Cilic
6. Dominic Thiem
7. Kevin Anderson
8. Kei Nishikori
9. Diego Schwartzman
10. Stefanos Tsitsipas
11. Kyle Edmund
12. Jack Sock
13. Borna Coric
14. Milos Raonic
15. Pablo Carreño Busta
16. Marco Cecchinato
Entre os nomes confirmados no quali do torneio estão os australianos John Millman e Matthew Ebden, o português João Sousa, o francês Benoit Paire e o espanhol Feliciano López.
Confira a chave completa:
Chave do quali em #Shanghai 🇨🇳#Masters1000Xangai @SH_RolexMasters pic.twitter.com/RXm9lBwx73
— Revista Tênis (@revista_tenis) October 5, 2018
Apesar da lista recheada de tenistas presentes, o Rolex Shangai Masters sofrerá também com a não participação de algum dos mais relevantes jogadores do circuito. Atual número #1 do mundo, Rafael Nadal anunciou no meio de setembro sua desistência para tratar de problemas no joelho.
Leia mais:
+ Nadal anuncia desistência da gira asiática por conta de dores no joelho
+ Goffin encerra temporada por conta de dores no cotovelo direito
Soma-se a lista o belga David Goffin, fora da temporada por conta de dores no cotovelo direito, o italiano Fabio Fognini e o búlgaro Grigor Dimitrov (ambos com incômodo no tornozelo) e Lucas Pouille (problemas musculares na perna). Pai pela primeira vez no último mês, John Isner vai pular o torneio para passar o tempo com sua família.
Na ativa desde 2009, o torneio teve até o momento apenas quatro diferentes campeões. O primeiro a conquistar o torneio foi o já aposentado russo Nikolay Davydenko. Fora da disputa neste ano, o britânico Andy Murray, dono do caneco em 2010, 2011 e 2016 é o maior vencedor da competição ao lado de Djokovic, campeão em 2012, 2013 e 2015. Federer, por sua vez, ficou com o caneco em 2014 e 2017.
Entre os duplistas, o principal destaque é para os dois títulos do mineiro Marcelo Melo, sendo o primeiro em 2013, ao lado de Ivan Dodig, e o segundo em 2015, com o sul-africano Raven Klaasen. No ano passado, os campeões foram o finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers.
SA's Raven Klaasen and Brazil’s Marcelo Melo claimed the Shanghai Rolex Masters doubles championship today pic.twitter.com/MhmO8kcwy2
— Tennis South Africa (@TennisSA) October 18, 2015
Para os fãs de tênis quem quiserem acompanhar os jogos do Masters 1000 de Xangai ao vivo na TV, a escolha certa será o SporTV 3, que inicia sua transmissão de domingo para segunda, a partir das duas da manhã. Os duelos terão a narração de Eusébio Resende e Claudio Uchôa. Os comentários ficam por conta de Narck Rodrigues, Ricardo Acioly e Domingos Venâncio. Para quem quiser acompanhar as partidas ao vivo na Internet, as duas opções são os serviço da Tennis TV e do Globosat Play.
Publicado em 5 de Outubro de 2018 às 20:17