Temperamental

"Federer era um louco", diz ex-preparador físico

Pouco sério e hiper-ativo, o suíço teve que domar seu nervos para triunfar no esporte


P. DOROCHENKO
Federer no Orange Bowl de 1998
A elegância dos golpes de Roger Federer é responsável pelo amor de muitos fãs de tênis pelo esporte. O estilo apaixonante do suíço não foi, porém, capaz de cativar uma pessoa em especial: ele próprio. "Quando entra em quadra quem manda é seu corpo; mas, fora de quadra ele não gosta de falar sobre tênis, não é apaixonado", afirma Paul Dorochenko, primeiro preparador físico de Federer no circuito.

Dorochenko, 55, que trabalhou com o suíço de 1998 a 2000, atribui esse certo desdém pelo esporte ao talento extremo de seu ex-comandado. "Com a facilidade que tem, ele joga como quer", diz. Em entrevista ao diário espanhol Marca, o francês revela ainda que a imagem serena e educada que o suíço passa, ao realizar com tanta facilidade seus golpes e movimentos, fruto também de seu talento, é uma característica que nem sempre o acompanhou. "(Federer) era um louco. Não havia forma de evitar que ele atirasse a raquete no chão quando as coisas iam mal".

"Era pouco sério e hiper-ativo. Federer conseguiu me consumir em apenas três anos", lembra. O número um do mundo só começou a trilhar seu caminho rumo ao Olimpio do tênis, acredita Dorochenko, quando começou a domar seus nervos. "Ele pecava pela falta de concentração, algo que foi corrigido ao longo dos anos, com seu trabalho junto a psicólogos esportivos".

O francês acredita que com a mente controlada, Federer é virtualmente o melhor, porque seu estilo permite que ele jogue em alto nível por muitos anos. "Ele tem a melhor condição física do circuito, porque o seu jogo exige muito pouco do seu corpo, ao contrário que (Rafael) Nadal, que sofre muito mais desgaste e, portanto, tem mais lesões".    

Mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Fã de Federer, Ivanovic comemora volta de Clijsters ao circuito
+ Concurso oferece 1 milhão de dólares por saque

+ "Era tudo mentira, uma atitude feia", diz Del Potro sobre Stepanek

+ "Rafa não tem pressão para voltar ao número 1", garante Toni Nadal

+ "Temos que imitar a Espanha", afirma ex-duplista argentino

ESPECIAL:Ele é o cara! - Roger Federer venceu seu 14o Grand Slam no mais improvável cenário, Roland Garros, e, definitivamente, reescreveu a história do esporte (Confira!)

Felipe De Queiroz

Publicado em 16 de Julho de 2009 às 07:46


Notícias