Tô Dentro

Federer confirma presença contra EUA e voltará a jogar a 1ª rodada da Copa Davis após oito anos

Em 2011, suíço foi fundamental para equipe retornar ao Grupo Mundial e jogará confronto em casa diante dos americanos entre 10 e 12 de fevereiro


Divulgação/Copa Davis Website
Federer estará em ação contra os EUA em fevereiro pela Copa Davis
Antes do término da temporada, Roger Federer, assim como é de praxe, divulgou seu calendário para a temporada de 2012 e não havia colocado a Copa Davis como uma de suas prioridades. No entanto, na semana passada, o suíço parece ter esquecido deste detalhe e revelou que tinha vontade de defender o país no Grupo Mundial do torneio. E, nessa quarta-feira, a dúvida chegou ao fim - Federer garantiu que estará no confronto diante dos EUA, em fevereiro.

Segundo a Federação Suíça de Tênis, o número 3 do mundo confirmou sua presença no duelo a ser disputado na cidade de Fribourg, entre 10 e 12 de fevereiro. Federer havia defendido sua nação em 2011 nas vitórias contra Portugal (5 a 0, em Berna) e Austrália (3 a 2, em Sydney), esta última pelos Playoffs em setembro. O atleta de 30 anos comentou sobre a decisão de defender sua nação na maior competição entre equipes do tênis também em 2012.

Divulgação/Copa Davis Website
Suíço volta a encontrar os EUA na Davis - em 2001, com apenas 19 anos, venceu os três jogos no confronto
"Estou muito feliz de jogar contra os Estados Unidos, especialmente por jogarmos em casa e com o apoio de nossos fãs. Tivemos um grande ano, com os triunfos em Berna e Sydney, o espírito de equipe e a atmosfera na nossa equipe foi muito bom", declarou o vencedor de 16 Grand Slams.

Federer não atua em uma primeira rodada do Grupo Mundial da Davis desde 2004, quando fez parte da equipe que bateu a Romênia por 3 a 2. Contra os americanos, a última lembrança é muito boa - em 2001, com apenas 19 anos, o jovem prodígio decidiu o confronto para seu país ao vencer os três jogos do confronto.

Com Nadal fora do torneio em 2012 e Djokovic tendo muitos pontos para defender ao longo da temporada, além dos Jogos Olímpicos de Londres no meio, Federer tem grande chance de levar sua nação ao inédito título da Davis. A melhor participação da Suíça na história aconteceu em 1992, quando foi derrotada pelos mesmos EUA de Sampras, McEnroe e Agassi na decisão.

Confira mais notícias sobre Roger Federer...

+ Federer ''contraria'' próprio calendário e diz que pretende jogar a Copa Davis em 2012

Federer diz à jornal que cogita voltar a ser número 1: ''Um dia talvez eu chegue lá''

Federer não quer frear bom momento e se mantém focado nos Grand Slams em 2012

Influente, Federer defende ATP e não concorda com boicote de atletas por conta do calendário
Após atuação inspirada, Federer reconhece: ''Foi uma das vitórias mais bonitas da minha carreira''

ESPECIAL:Questão de vida ou morte -Como e por que as rivalidades influenciam o esporte, modificam para melhor o jogo e, sobretudo, nunca são esquecidas como Federer x Nadal (Confira!)

Da redação

Publicado em 7 de Dezembro de 2011 às 08:10


Notícias