Ambição

Federer celebra "excelente forma" e confirma desejo de voltar à liderança em 2011

Em Indian Wells, suíço comemorou ótima temporada e ausência de lesões para tentar recuperar posto que ocupou por 285 semanas


Federer classificou sua temporada como boa até aqui e quer voltar ao topo do tênis
Mesmo com a possibilidade de perder a vice-liderança do ranking da ATP ao final de Indian Wells, o suíço Roger Federer afirmou que está feliz com sua grande forma no momento. Com um retrospecto de 14 vitórias e apenas duas derrotas no ano, o dono de 16 Grand Slams não escondeu que voltar ao topo do tênis é uma de suas prioridades na temporada.

Em entrevista coletiva às vésperas de seu início no primeiro Masters 1000 de 2011, o jogador de 29 anos enfatizou a boa fase, longe de lesões e a força no aspecto mental. "Estou me sentindo bem na quadra e estou bastante satisfeito que minha forma está bom. O lado mental também está muito bom. Estou confiante, não tenho nenhum problema de lesões, estou me sentindo renovado e é assim que eu quero me sentir", declarou Federer.

O ex-número um do mundo jogou três torneios na temporada, com um título em Doha, um vice em Dubai e a semifinal no Australian Open. As duas derrotas até aqui foram para Novak Djokovic, o que, para Federer, foi um bom motivo para ver o que precisa ser trabalhado no seu jogo. "Foi um ótimo início de temporada, bem sólido. Joguei bem no Catar, fui bem também na Austrália e estive bem em Dubai. Estava feliz com meu desempenho em Dubai. Havia ganho quatro jogos na sequência, mas não joguei meu melhor contra Novak. Derrotas não me abalam muito. Elas fazem parte do jogo. É importante para analisá-lase seguir em frente", completou o atleta natural da Basileia, que pode encontrar o rival na semi em Indian Wells.

Em 2011, suíço tentará o quarto troféu no Masters 1000 de Indian Wells
Questionado sobre o quanto precisa trabalhar para retornar a lugar mais alto do tênis, posto que ocupou por 285 semanas, Federer foi realista ao dizer que há um árduo caminho pela frente. "Ser número um de novo é um dos meus objetivos para este ano. Mas é um longo caminho. Gostou mais de ser número um do que o dois". Porém, ele acrescentou que as derrotas o dão inspiração de forma que ele sempre procure aprimorar seu nível ao longo do circuito. "(As derrotas) Mostram o que meus adversários estão fazendo de bom e posso aprender algumas coisas que eles estão fazendo. Sempre procuro novas maneiras de melhorar. Fiz isso na minha melhor época e é isto o que me manteve no topo por tanto tempo. É claro que você não pode jogar sempre no melhor de seu nível, mas acho que fui muito bem nos últimos oito ano já que sempre estive falando sobre voltar a ser número um", concluiu o hexacampeão de Wimbledon, que tentará o quatro título em Indian Wells. Na estreia, ele encara o vencedor entre Kei Nishikori e Igor Andreev.

Confira mais notícias sobre Roger Federer...

+ Federer aproveita folga e grava comercial de famosa marca de automóveis

+ Fã de futebol, Federer opta por apenas jogar pingue-pongue para evitar lesões

+ Federer acredita que tem jogo para liderar novamente o circuito

+ Na luta pelo penta em Dubai, Federer se torna o 8º maior vencedor de jogos da história

+ Acostumado a fazer história no esporte, Federer pode virar nome de rua na Suíça

ESPECIAL: Australian Open 2010- Relembre como foi a vitória de Federer e veja os bastidores do torneio(Confira!)

Da redação

Publicado em 11 de Março de 2011 às 06:09


Notícias