Para 2012

Federação Espanhola confirma Oviedo como sede contra o Cazaquistão pela 1ª rodada da Copa Davis

Time estreia em fevereiro contra cazaques em cidade ao norte do país; entidade não divulgou quem será o novo capitão após saída de Albert Costa


Divulgação/RFET
Palácio de Esportes de Oviedo deverá receber o confronto Espanha x Cazaquistão, em fevereiro
Depois de anunciar a retirada de Albert Costa do comando da equipe na Copa Davis, a Federação Espanhola (RFET) propôs à Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês) que a cidade de Oviedo será a sede da primeira eliminatória do país no Grupo Mundial da competição entre equipes em 2012.

A Espanha enfrenta o Cazaquistão entre 10 e 12 de fevereiro e, nos próximos dias, a entidade máxima deverá informar a cidade espanhola da decisão da candidatura e será realizada uma visita oficial pela ITF. A proposta da cidade localizada na região das Astúrias (ao norte da Espanha) contempla como sede para os jogos do confronto o Palácio de Esportes de Oviedo, construído em 1975 e que prevê ampliar sua capacidade para 6.000 lugares.

A superfície, assim como era de se esperar, será mais uma vez o saibro, onde os espanhóis não perdem há 12 anos (última vez aconteceu para o Brasil de Guga e Meligeni). O local foi sede do Mundial de Basquete em 1986, assim como o Campeonato Europeu de Hóquei sobre Patins de 2008. Será a quarta vez que o principado das Astúrias acolherá um confronto de Copa Davis (as outras ocasiões foram em 1972, 1981 e 1992).

Divulgação/Copa Davis Website
Time que garantiu título para a Espanha em 2011 não deverá jogar na estreia do torneio para a próxima temporada
Enquanto que os espanhóis chegam do pentacampeonato no torneio, o time cazaque é novo na divisão de elite da Davis. Será o segundo ano seguido no Grupo Mundial e, em 2010, o time de Andrey Golubev (nº 147), Yuri Schkin (nº 194) e Evgeny Korolev (nº 294) já havia surpreendido a forte República Tcheca, fora de casa.

Após vencerem Tomas Berdych e Cia por 3 a 2 em Ostrava, o Cazaquistão viajou até a Argentina onde não foi páreo diante dos sulamericanos, que bateram por fáceis 5 a 0. A Espanha ainda não sabe quem será o novo capitão e muito menos os jogadores que farão parte do elenco. Para o comando espanhol, Alex Corretja aparece como forte candidato, segundo a imprensa local.

Quanto ao time, Rafael Nadal, David Ferrer, Feliciano López e Fernando Verdasco, integrante na decisão deste ano contra a Argentina em Sevilha, já deixaram a entender de que não defenderão a nação em 2012 por priorizarem as Olimpíadas de Londres.

Confira as últimas notícias sobre a final da Copa Davis...

03. dez -Após vitória épica, Ferrer reconhece: 'Foi uma das melhores partidas da minha vida'

02.dez - Som de Michel Teló embala Espanha para final da Copa Davis, diz jornal

02 dez. -Goteiras no Estádio em Sevilha quase prejudicam início da final da Copa Davis

01 dez. -DelPotro mantém otimismo para final da Copa Davis: 'Sabemos que podemos fazer história'

01 dez. -Novato na Copa DavisMónaco classifica jogo contra amigo Nadal como 'o mais importante de sua carreira'

01 dez. -Nadal relembra vitória contra Roddick em 2004 e aposta no mesmo resultado este ano na Copa Davis

01 dez. -Argentina defende bom senso e reclama de antidoping às 6h antes da final da Copa Davis

ESPECIAL:Quase! - Depois de dois anos de derrotas frustrantes, revés contra a Rússia no Play-off da Copa Davis deixou um gosto amargo, sim, porém uma sensação de que estamos quase lá (Confira!)

Da redação

Publicado em 15 de Dezembro de 2011 às 13:06


Notícias