Responsabilidade

Federação Britânica confirma mãe de Murray como nova capitã da equipe na Fed Cup

Judy Murray assumirá as funções já em fevereiro no torneio e cuidará também do desenvolvimento de novas atletas e treinadores desde a base


Como já era especulado nesta semana, a Federação Britânica de Tênis (a Lawn Tennis Association, em inglês) confirmou Judy Murray, mãe dos tenistas Andy e Jamie, como a nova capitã do país na Fed Cup, a Copa Davis feminina do tênis.

Divulgação
Judy Murray passará a comandar o time britânico da Fed Cup já em 2012
Judy vai comandar a Grã-Bretanha pela primeira vez a partir de fevereiro, quando a equipe encara o Zonal I Europa/África (equivalente à terceira divisão) com mais 14 times na cidade de Eilat, em Israel. A escocesa também vai trabalhar juntamente com a LTA na questão do monitoramento e apoio às jovens promessas do país desde a base, além de orientar outros treinadores.

"É uma grande honra para mim representar meu país neste caminho, e o cargo representa um desafio excitante, oferecendo uma mistura de talento, experiência e determinação que temos em nossas atletas neste momento", disse Murray.

"Estou também muito ansiosa em trabalhar com a LTA para desenvolver um trabalho maior e mais forte com os técnicos. Eu quero encorajar mais as mulheres a se envolverem nesta parte de treinar em alto nível e, pessoalmente, apoiar o seu desenvolvimento", acrescentou.

O cargo de capitão estava vago desde o meio do ano, quando Nigel Sears abdicou da vaga para treinar a sérvia Ana Ivanovic. Leon Smith, capitão da Grã-Bretanha na Davis, comandou o time em outubro, mas não quis continuar o trabalho por dar prioridade aos homens, que tentarão voltar à elite do torneio em 2013.

Divulgação/Getty Images
Laura Robson é uma das promessas da Grã-Bretanha e estará no time da Fed Cup em fevereiro
"Ter alguém como Judy em nosso esporte é muito importante para nós e será um grande avanço da forma que procuramos apoio às nossas melhores atletas e técnicos e para começarmos a subir os degraus do tênis mundial", opinou Smith. "Tenho certeza de que as jogadoras e o resto do time estão muito ansiosos por isso", adicionou.

Melhor britânica no ranking da WTA, Elena Baltacha, 51ª colocada, mostrou toda sua empolgação com a escolha de Judy para o cargo. "Muito emocionada por Judy Murray trabalhar com o tênis britânico. Conheço ela há muito tempo e não vejo a hora de aprender bastante com ela", declarou a tenista em sua página no Twitter.

Murray terá a responsabilidade de comandar a legião britânica composta por Baltacha, Anne Keothavang (73ª), Heather Watson (93ª) e Laura Robson (132ª), jogadoras que tiveram grandes avanços em 2011. Em fevereiro, a equipe jogará a Fed Cup em um sistema round-robin [semelhante ao do ATP Finals e do WTA Championship], onde duas das 15 nações participantes conseguirão lugares para os Playoffs do Grupo Mundial II (equivalente à segunda divisão).

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Mãe de Murray está cotada para assumir equipe britânica da Fed Cup em 2012

Por Olimpíadasirmãs Williams expressam desejo de jogar a Fed Cup em 2012

Wozniacki apronta em exibição na Eslováquia com direito a sentar no colo de ex-tenista francês

Sharapova divulga parte do calendário de 2012 e prioriza Fed Cup e Jogos Olímpicos

Irmãs Williams marcam exibição na Colômbia para a próxima semana

ESPECIAL:Tênis na telinha - Mesmo sendo ficção, novela contribui para a disseminação do esporte (Confira!)

Da redação

Publicado em 8 de Dezembro de 2011 às 08:23


Notícias