Adeus

Ex-líder do ranking, Juan Carlos Ferrero anuncia que deixará o tênis após o ATP de Valência

Tenista de 32 anos não faz boa temporada e decide pôr um ponto final em sua trajetória no esporte; ibérico foi campeão de Roland Garros em 2003


Ex-número 1 do mundo e campeão de Roland Garros em 2003, o espanhol Juan Carlos Ferrero anunciou, em entrevista coletiva, que vai deixar as quadras após o ATP 500 de Valência, torneio que será realizado a partir do dia 21 de outubro.

Ron C Angle (TPL)
Ferrero vai se aposentar após a disputa do ATP 500 de Valência, em outubro
O tenista de 32 anos, natural de Onteniente, não atua no circuito desde julho e apresenta um fraco retrospecto de cinco vitórias e 11 derrotas em 2012.

Emocionado, o experiente Ferrero explicou a decisão de abandonar o tênis profissional. "Aproveito essa coletiva de imprensa para anunciar que o ATP de Valência será meu último torneio como profissional. Não tive neste ano a continuidade para mostrar o nível que gostaria. Com 32 anos, creio que, em um esporte tão exigente como o tênis, é a idade atual para abandonar o alto nível. Desfrutei muito destes anos e vou seguir ligado ao tênis, ajudando os tenistas na minha academia, com minha fundação e colaborando com todas as instituições", declarou.

Ferrero se tornou profissional em 1998 e despontou no circuito ao alcançar, por duas vezes, a semifinal de Roland Garros, em 2000 e 2001 - em ambas, perdeu para Guga. Em 2003, o ibérico chegou ao auge de sua carreira, conquistando o Grand Slam francês - também foi vice-campeão em 2002 - e ascendendo à liderança do ranking com a final do US Open naquela temporada.

Além disso, ele foi um grande nome do país na Copa Davis ao ajudar na campanha dos títulos de 2000 e 2004 - vitórias frente a Austrália e Estados Unidos. Em toda a sua carreira, o "Mosquito" (como ficou conhecido) disputou mais de 700 jogos e se sagrou vencedor de 16 campeonatos. Um desses foi o Brasil Open de 2010. O último caneco aconteceu em Stuttgart, no ano passado, em quadras de saibro.

"O que mais vou sentir saudades é competir, a disputa é para nós o pão de cada dia. Será um vazio bastante difícil de preencher nessa nova vida que vou levar a partir do final do ano", comentou o atual número 111 do ranking mundial.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Nadal aproveita tempo fora das quadras para jantar com Rei Juan Carlos da Espanha

Campeão em Toronto, Djokovic bota pressão e pode roubar nº1 de Federer após Cincinnati

"Pensar em levar a bandeira do meu país é sensacional", afirma Djokovic

Espanha aciona "plano B" e escolhe Pau Gasol no lugar de Nadal como porta-bandeira nas Olimpíadas

Nadal anuncia que não jogará as Olimpíadas de Londres: "Um dos dias mais tristes da minha carreira"

ESPECIAL: Ferrero e sua relação com o Brasil - Juan Carlos Ferrero, campeão do Brasil Open em 2010, revela seu amor pelas terras brasileiras, onde tem casa    (Confira!)

Da redação

Publicado em 12 de Setembro de 2012 às 08:43


Notícias