Sem Faca!

Equipe médica confirma boa evolução no tendão e Nadal não precisará de cirurgia no joelho

Heptacampeão de Roland Garros está motivado em retornar ao circuito e especialistas indicam mais dois meses de reabilitação para o atleta


Rafael Nadal já havia descartado qualquer possibilidade de uma operação no joelho, que o tirou das quadras desde junho. E, nesta quarta-feira, os médicos que estão cuidando do problema referente ao número 3 do mundo confirmaram a notícia - não há a necessidade de um procedimento cirúrgico para corrigir a lesão.


Ron C Angle (TPL)
Médicos de Nadal descartaram cirurgia para corrigir lesão no joelho
"Estabelecemos, após os últimos exames, um tratamento conservador, e o tendão está respondendo bem. Os tendões evoluem de forma lenta, e decidimos continuar com esse tratamento e descartar totalmente a cirurgia", declarou o médico Ángel Ruiz Cotorro, que cuida do tenista espanhol desde quando tinha 14 anos de idade.


Após ser derrotado na segunda rodada de Wimbledon, Nadal optou por se afastar das quadras por tempo indeterminado a fim de se recuperar totalmente do problema físico - que, depois, revelaria se tratar de uma síndrome de Hoffa (inflamação no tendão patelar).


Dessa forma, Nadal acabou impossibilitado de competir nos Jogos Olímpicos de Londres - onde seria porta-bandeira da Espanha -, nos Masters 1000 de Toronto e Cincinnati e, agora no US Open, último Grand Slam do ano. Nesta semana, o heptacampeão de Roland Garros avisou também que não atuará na semifinal da Copa Davis contra a República Tcheca.

"Rafa estava em uma linha totalmente positiva. Logicamente quando alguém diz que você não pode participar de competições importantes, você não fica contente no primeiro dia. Mas agora ele está em uma situação psicológica perfeita, com vontade de se recuperar e voltar o mais rápido possível", declarou o médico.

Mesmo com os ótimos sinais de recuperação revelados pelos especialistas, os fãs de Nadal terão que aguardar um pouco mais para rever o ídolo. Segundo a previsão médica, ele só poderá retornar às competições daqui a dois meses.


"Em um período de um mês, se os exames forem bons, ele poderá voltar a treinar em quadra. Mas não é o objetivo prioritário, mas sim que o tendão recupere a força de sempre. A medicina não é uma ciência exata, mas conhecendo Rafa e observando como ele evoluiu, consideramos que é um tempo suficiente para que esteja em condições. Mas não temos que nos precipitar", contou Cotorro.

Se for seguida à risca a programação, Rafa voltaria a tempo de disputar a final da Copa Davis, isso se a Espanha superar o confronto de semifinal na semana que vem. O ATP Finals, no início de novembro, ficaria mais complicado pelo tempo de recuperação do atleta.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Rafael Nadal prolonga recuperação do joelho e está fora da semifinal da Copa Davis

Nadal vem à tona, revela síndrome de Hoffa e diz que voltará às quadras quando estiver recuperado

Lesionado, Nadal está fora do US Open e pode ser ultrapassado por Murray no ranking

Nadal aproveita tempo fora das quadras para jantar com Rei Juan Carlos da Espanha

Campeão em Toronto, Djokovic bota pressão e pode roubar nº1 de Federer após Cincinnati

"Pensar em levar a bandeira do meu país é sensacional", afirma Djokovic

Espanha aciona "plano B" e escolhe Pau Gasol no lugar de Nadal como porta-bandeira nas Olimpíadas

Nadal anuncia que não jogará as Olimpíadas de Londres: "Um dos dias mais tristes da minha carreira"

ESPECIAL:A bela e a fera - Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Da redação

Publicado em 5 de Setembro de 2012 às 12:29


Notícias