Polêmica

Engraçada ou racista? Wozniacki é criticada por imitação de Serena Williams em São Paulo

Loira pôs toalhas no vestido fazendo referências às curvas de tenista americana; "brincadeira" não ganhou boa repercussão em imprensa britânica


Divulgação/Gaspar Nobrega/Inovafoto
Wozniacki fez imitação bem-humorada de Serena em exibição em SP
Acostumada a divertir o público durante as suas exibições, a dinamarquesa Caroline Wozniacki se esforçou para cair nas graças do público paulistano ao enfrentar a russa Maria Sharapova, na última sexta-feira, no Ginásio do Ibirapuera em uma das atrações da turnê de Roger Federer pelo Brasil. No entanto, a musa loira pode ter pagado um preço alto ao imitar a norte-americana Serena Williams, sua amiga, em sua partida.

Durante o jogo contra Sharapova, Wozniacki, 10ª do mundo, usou toalhas dentro de seu vestido para fazer referências à caçula das Williams, que é reconhecida no circuito por seus seios e traseiro avantajados. Segundo o diário britânico Daily Mail, a brincadeira não foi bem aceita por um site feminista.

"Tirar sarro do corpo dos outros é inapropriado, sexista, ofensivo e problemático. Mas, dado o contexto histórico e contemporâneo dos padrões racializados de beleza, e a hiperssexualização das pessoas de cor, quando uma mulher branca brinca com o corpo de uma mulher negra, especialmente de uma maneira que o hiperssexualiza com um estereótipo dos traseiros avantajados das mulheres negras, é racista", é a mensagem do feministing.com

"Infelizmente, os espectadores e os jornalistas esportivos não reagiram à imitação, em vez disso riram, assobiaram e saudaram. Alguém deveria começar uma campanha no Twitter para fazer Wozniacki pedir desculpas", adicionou o fragmento escrito pela feminista Katie Halper.

A indignação é, no mínimo, curiosa já que o norte-americano Andy Roddick também já havia feito brincadeira semelhante com Serena em 2011 e não recebeu críticas quanto ao fato. Durante coletiva de imprensa realizada após o duelo com Sharapova, Wozniacki afirmou que "ela e Serena são grandes amigas e que a brincadeira não seria levada para o lado pessoal". Na ocasião, a ex-número 1 do mundo venceu o ponto e brincou ao dizer que a amiga ficaria orgulhosa com a "imitação bem-sucedida".

A própria Serena brincou no Twitter e também na coletiva de imprensa ao dizer que estava tendo dificuldades em encontrar um biquíni brasileiro adequado, porém a insistência valeu a pena com a obtenção de algumas peças após procura excessiva pelas lojas paulistanas.

Reprodução/ Twitter

"Não consegui achar de primeira. Pensei que nenhum coubesse em mim, por razões óbvias. Então, eu continuei procurando, não desisti. Mas fui a uma última loja e achei um e comecei a achar mais. Comprei um para a minha irmã, mas acabei ficando para mim. Estou animada para experimentar meu biquíni. Eu sei que os biquínis brasileiros são um tanto pequenos, mas sei que vão ficar perfeitos no meu bumbum. Não posso esperar para usar", encerrou Serena.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

Musa argentina, Gisela Dulko anuncia aposentadoria do tênis aos 27 anos

Azarenka disputa WTA de Linz e título pode aproximá-la do objetivo de finalizar ano como nº 1

Beldade do circuito, Wozniacki revela em making off que gosta de usar lingerie sexy

SerenaWilliams esquece "vida de solteira" e estaria namorando próprio treinador

Ex-líder do ranking, belga Justine Henin está esperando seu primeiro filho

Com vaga na semi do US Open, Azarenka se garante na ponta da WTA e é seguida de Sharapova

Kim Clijsters diz que US Open será um palco especial para sua aposentadoria

Sharapova inova e lança própria linha de doces "Sugarpova"

Problema no joelho faz Azarenka abandonar o Premier de Montreal

ESPECIAL:As 20 maiores musas do tênis! - Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos  (Confira!)

Da redação

Publicado em 11 de Dezembro de 2012 às 18:42


Notícias