Chegou a minha vez

Embalado, Tsonga se diz mais consistente para bater Ferrer e ir à final em Roland Garros

Francês não liga para pressão de tabu de títulos dos donos da casa, que já perdura por 30 anos, e crê que tem mais armas para seguir vivo em Paris


O francês Jo-Wilfried Tsonga está a um passo de chegar à primeira final em Roland Garros na carreira. Nessa terça-feira, o número 8 do ranking da ATP (e principal nome do tênis do seu país) derrotou o suíço Roger Federer, campeão de 2009, por implacáveis 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/3 nas quartas de final em Paris.

Ron C Angle (TPL)
Tsonga é o primeiro francês na semifinal de Roland Garros desde Gael Monfils em 2008
"Para mim, é talvez uma das minhas melhores vitórias", disse Tsonga na entrevista coletiva. "Mas o torneio ainda não acabou e espero ter muito mais. O esporte é bonito, porque você sempre pode fazer mais alguma coisa. Mesmo se enfrenta o melhor jogador do mundo, você tem uma chance. Porque o cara à sua frente tem duas pernas, dois braços e uma cabeça", explicou o francês.

Sexto cabeça de chave, Tsonga é o último francês vivo em Roland Garros e busca ser o primeiro campeão local desde Yannick Noah em 1983. No ano passado, o tenista de 28 anos sofreu uma das derrotas mais dolorosas da carreira frente ao sérvio Novak Djokovic na mesma fase, após desperdiçar quatro match points.

Tsonga também é o primeiro francês semifinalista no torneio desde Gael Monfils em 2008 e, até aqui, não perdeu um set na competição. Em sua carreira, o sósia do lutador Muhammad Ali coleciona uma final de Grand Slam, no Australian Open de 2008 (revés para Djokovic).

Divulgação/Roland Garros
Assim como Tsonga, David Ferrer (foto) ainda não perdeu sets em Paris
Por lugar na grande decisão, Tsonga enfrentará o espanhol David Ferrer, quarto cabeça de chave e outro que não perdeu sets em Roland Garros. No retrospecto, o francês perde por 2 a 1, e foi derrotado, inclusive, na única partida disputada no saibro, no Masters 1000 de Roma de 2010.

No entanto, o francês se sente bastante confiante para chegar à final no domingo e não se considera pressionado pelo fim do incômodo tabu de títulos para os donos da casa."Todos estão esperando muito de mim desde o começo do torneio. Não apenas nesse torneio, mas em todos os dias. Então, estou acostumado", declarou.

"O que é mais importante agora é me manter concentrado e pensar no próximo jogo, porque vai ser muito complicado diante de um adversário que não perdeu um set e que venceu com um placar elástico seu jogo de quartas de final [Ferrer bateu o compatriota Tommy Robredo por 6/2, 6/1 e 6/1]. Sinto que sou capaz de batê-lo, porque creio ter armas para isso. Tenho mais resistência agora, sou mais consistente, bato mais forte do que ele e normalmente saco melhor que ele", avaliou Tsonga.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Em Roland Garros, Nadal usa óculos do CQC e revela para Felipe Andreoli: "queria que Neymar fosse para o Real Madrid"

Nas quartas de final em Paris, Tommy Robredo admite nova postura em quadra: "luto por todos os pontos"

+Orgulhoso, Tommy Haas é o tenista mais velho a chegar às quartas em Roland Garros em 42 anos

Bernard Tomic jogará em Roland Garros e ainda será orientado por pai, garante dirigente

Pai de Bernard Tomic perde controle, agride um dos técnicos do filho e responderá a juiz na Espanha

Djokovic finda hegemonia de Nadal em Monte Carlo e exalta nível no saibro: "é o melhor que posso jogar"

+Após duro teste, Djokovic reconhece que não está no auge de sua forma física: "ainda não me sinto confortável"

Treinador de Tsonga crê que francês tem condição de levar um Grand Slam e mira Wimbledon

RogerFederer intensifica preparação e aparece "deslizando" no saibro em treino

Roger Federer volta atrás e decide disputar o ATP da Basileia por conta dos fãs

ESPECIAL:Padrões de excelência- As 10 maiores temporadas masculinas da Era Aberta. A de Djokovic em 2011 está entre elas. (Não perca!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 4 de Junho de 2013 às 15:23


Notícias