Marca Histórica

Em Santiago, Brasil quebra longo tabu e volta a ter 4 jogadores nas oitavas de ATP

Bellucci, Mello, Feijão e Zampieri se classificaram para a próxima fase de evento chileno, fato que não acontecia desde o Brasil Open de 2001


Ao lado da mãe, Guga festeja título em Santiago em 2000
Santiago realmente é um lugar que traz sorte aos brasileiros em geral. Em 1962, veio o bicampeonato da Copa do Mundo de futebol com a geração Pelé e Garrincha dominando o cenário internacional. No tênis, Gustavo Kuerten conquistava o ATP local há exatos 11 anos e partia para a conquista do bicampeonato em Roland Garros. Uma década depois, o promissor Thomaz Bellucci conquistava o segundo título de sua jovem carreira na capital chilena. Nada melhor do que em 2011, o Brasil alcançar uma nova marca, ou melhor, quebrar um longo tabu.

Com as grandes vitórias dos paulistas João Olavo Souza, o Feijão, e Caio Zampieri na última terça-feira, o Brasil passou a ter quatro atletas na fase de oitavas-de-final do evento que abre a gira sulamericana de torneios no saibro, já que Bellucci e Ricardo Mello venceram seus compromissos na última segunda. A última vez que o país esteve representado em 1/4 da chave nesta altura do campeonato foi em 2001, na primeira edição do Brasil Open. Na ocasião, Fernando Meligeni, Alexandre Simoni, Flávio Saretta e o ainda jovem Ricardo Mello garantiram vaga na segunda rodada no piso rápido da Costa do Sauípe.

Divulgação
Em 2010, novamente deu Brasil em Santiago - Bellucci conquistou seu segundo ATP na carreira

Nesta quarta-feira, a "Fúria Verde-Amarela" tenta ultrapassar mais uma barreira com os paulistas Bellucci, Mello e Feijão sendo as principais atrações do terceiro dia de competições. A partir das 15h, Feijão encara o argentino Maximo Gonzalez, carrasco de Juan Monaco, segundo pré-classificado. Em seguida, o novo pupilo de Larri Passos entra em ação diante do português Rui Machado. E, fechando a programação, o duelos dos experientes Ricardo Mello e Tommy Robredo. Na única partida entre os dois, em 2005, triunfo em três sets para o espanhol no piso rápido de Viena. 

Divulgação
Paulista Zampieri fez história ao vencer seu primeiro jogo em ATP, diante de Massu
Por sua vez, após a primeira vitória de sua carreira em um evento ATP e logo em cima de Nicolas Massu, ex-top10 e campeão olímpico em simples e duplas, Caio Zampieri volta às quadras apenas na quinta-feira contra o argentino Juan Ignacio Chela. Nas duplas, o Brasil também está muito bem na fita, com Marcelo Melo e Bruno Soares nas quartas-de-final. Nesta quarta-feira, eles encaram a dupla formada pelo argentino Leonardo Mayer e o paulista Thomaz Bellucci. Vivo nas simples, Feijão também está nas quartas de duplas e, ao lado de Nicolas Massu, jogam contra os principais favoritos, o polonês Lukasz Kubot e o austríaco Oliver Marach.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Jovem Clezar e dupla Ferreiro/Sá ganham primeiros convites para o Brasil Open

+ Federer, Nadal, Serena e Sharapova jogam exibição em universidade dos EUA

+ Feijão, Zampieri e Hocevar tentam pôr cinco brasileiros nas oitavas em Santiago

+ Após Austrália, Djokovic fica a menos de 100 pontos de Federer no ranking

+ Capitão sérvio da Davis acredita que Djokovic pode ser número um em 2011

ESPECIAL:Reformulação - Qual o futuro do tênis masculino brasileiro? Quais serão os nomes que vão nos representar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro? A Revista TÊNIS pediu que especialistas apontassem nomes de tenistas que provavelmente estarão nos representando bem nos próximos anos.  (Confira!)

Da redação

Publicado em 2 de Fevereiro de 2011 às 06:28


Notícias