Discussão

Em meio a polêmica, jovem argentino integra equipe dos EUA na Copa Davis

Promessa argentina de 18 anos, Andrea Collarini, que nasceu nos EUA, decidiu jogar como norte-americano desde o início do ano


Collarini cresceu como argentino, mas jogará profissionalmente como norte-americano
Durante o torneio de Roland Garros, os responsáveis pelo tênis argentino ficaram revoltados com o anúncio da jovem promessa de 18 anos, Andrea Collarini, de que passaria a disputar o circuito mundial como um norte-americano, já que possui os dois passaportes, gerando muita polêmica no país sul-americano.

Na próxima semana, o jovem ratificará ainda mais essa decisão ao integrar a equipe dos EUA no confronto diante da Colômbia pela repescagem da Copa Davis. "Vai ser muito bom, porque vou ver como é a Davis, estar com bons jogadores todo o tempo", comemorou o tenista, que está nas oitavas-de-final da chave juvenil do US Open.

Filho de pais argentinos, o tenista cresceu no país com apoio da Associação Argentina de Tênis. Porém, uma oferta da USTA, feita através do espanhol Jose Higueras, coordenador de programas de formação de tenistas na Flórida, fez com que a grande promessa abandonasse seu país no início deste ano e passasse a jogar como norte-americano.

"Ele nasceu aqui, a oito quilômetros de Manhattan, e pensou em seu momento, pensou que era uma boa oportunidade para sua carreira", explicou Higueras, antes de rebater as críticas ao jogador que, para ele, é quem decide sua vida. "Acho que as críticas ou o que as pessoas dizem estão sem nenhum cuidado. Andrea tem dois passaportes e pode deixar o que quiser".

Collarini, que treinou com Rafael Nadal e Roger Federer em Flushing Meadows e recebeu muitos elogios de ambos, sabe que o interesse norte-americano se deve à sua qualidade no saibro, pouco encontrada nos jogadores dos EUA, e defende sua decisão de abandonar seu país. "O que pesa é a família e os amigos. Mas se creio que as coisas vão ser melhores e vai ajudar meu jogo, vou para frente", garantiu.

Veja as últimas notícias sobre a Copa Davis...

+ Às vésperas da Copa Davis, Gasquet abandona treinador argentino

+ Por descanso, irmãos Bryan não disputarão a repescagem da Davis

+ Schwank garante que estará bem para Copa Davis. Chela de olho na vaga
+ Tsonga é confirmado fora das semifinais da Copa Davis
+ Torcida terá que ficar acordada na madrugada para torcer pelo Brasil na Copa Davis

MAIS: Confira um Guia especial para os torcedores fanáticos do US Open

Confira mais sobre nosso especial do US Open 2010...

+ Jogadores relembram a "primeira vez" em Nova York
+ Olho neles...As revelações do tênis norte-americano!
+ Jogadores que amamos: Maria Sharapova
+ Jogadores que amamos: Rafael Nadal
+ Jogadores que amamos: Venus Williams
+ Jogadores que amamos: Roger Federer

Da redação

Publicado em 9 de Setembro de 2010 às 12:17


Notícias