Disputa

Djokovic, Nadal e Federer brigam para ver quem sairá de Wimbledon como número 1 do mundo

Três melhores jogadores da atualidade têm chances de brigar pelo topo do ranking; ATP fez uma análise e mostrou as possibilidades de cada um


Ron C Angle (TPL)
Djokovic precisa chegar novamente à final em Londres para manter número 1
Em 2012, o torneio de Wimbledon realmente vai reservar muitas emoções para aqueles que têm pretensão de ocupar o lugar mais alto do ranking da ATP. Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer, os três melhores da atualidade, podem sair do All England Lawn Tennis Club com a liderança assegurada.

Djokovic, que detém o posto de melhor tenista desde exatamente sua conquista em Londres no ano passado, precisa alcançar a final do evento para permanecer à frente dos rivais. Por conta de sua espetacular campanha no início da temporada passada, quando chegou a Wimbledon com um recorde de 41 vitórias e apenas uma derrota, o sérvio teria que defender muitos pontos na primeira metade de 2012.

Ron C Angle (TPL)
Federer sonha em se igualar a Sampras no número de semanas na liderança da ATP
Embora ele tenha conseguido manter sua hegemonia no Australian Open e no Masters 1000 de Miami, esses foram os únicos títulos de Djokovic até aqui; em 2011, ele havia sido o melhor em sete competições durante o mesmo período.

Por sua vez, Nadal, que perdeu a liderança para Nole em Wimbledon, pode voltar ao topo caso vença na grama londrina pela 3ª vez na carreira e Djokovic não chegue até as quartas de final. O espanhol vem do heptacampeonato inédito em Roland Garros e o Grand Slam inglês é primordial para o Touro Miúra, já que também servirá de "aperitivo" para as Olimpíadas, em julho, também sediadas em Wimbledon.

Ron C Angle (TPL)
Caso leve o tri em Wimbledon e Djokovic não chegue às quartas, Nadal sai de Londres como líder do ranking
Já Federer pode completar a tão sonhada 286ª semana como número 1 - para igualar o recorde do norte-americano Pete Sampras - se vencer pela sétima vez o torneio no All England Club e Djokovic não passar das semifinais. Já faz pouco mais de dois anos que Federer ocupou o cargo mais alto da entidade - ele aproveitou uma maratona de 48 semanas como líder do ranking pela última vez, após ultrapassar Nadal quando conquistou o hexa em Wimbledon em 2009.

A tabela abaixo, cedida pela ATP, mostra quantos pontos cada jogador terá após Wimbledon 2012 baseado em qual rodada ele alcançar:

TÍTULO

FINAL

SF

QF

Djokovic

12280

11480

11000

10460

Nadal

10860

10060

9580

9220

Federer

11075

10275

9795

9435

Murray

8260

7460

6980

6620

Confira mais notícias sobre Novak Djokovic...

Djokovic volta a pôr em dúvida presença em Madri para 2013 e quer foco no "saibro real" por agora

Incomodado, Djokovic concorda com Nadal e ameaça não jogar no saibro azul de Madri em 2013

Djokovic dá um tempo para recuperar o emocional e não defenderá o título do ATP de Belgrado

Em ano de novidades, Masters 1000 de Madri faz concurso para escolher melhor imitador de Djokovic

Djokovic relembra infância difícil na Sérvia e declara: "A guerra me tornou mais forte"

Irreverente, Djokovic "combate" surto de virose com celular em Indian Wells

Após título na Austrália, Djokovic curte "miniférias" em resort de neve com família e amigos

ESPECIAL:Moral da história - Lições do 125º ano de Wimbledon, que consagrou um novo número um e uma nova sensação do tênis feminino (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Junho de 2012 às 07:15


Notícias