Novo rei!

Djokovic finda hegemonia de Nadal em Monte Carlo e exalta nível no saibro: "é o melhor que posso jogar"

Sérvio conseguiu inédito título em Mônaco e impôs primeira derrota a rival em 10 anos no torneio: "obrigado por me deixar ganhar uma vez, Rafa", brincou


Divulgação/Site Oficial Novak Djokovic
Djokovic beija a taça de campeão do Masters 1000 de Monte Carlo pela primeira vez
Até o último momento antes da estreia, ele não dava certeza que jogaria o torneio pela luta contra uma lesão no tornozelo sofrida 10 dias antes na Copa Davis. Mas mesmo com o problema físico, Novak Djokovic insistiu em disputar o Masters 1000 de Monte Carlo como compromisso diante da sua torcida - já que o tenista de Belgrado reside no Principado de Mônaco -, porém ciente de que dificilmente poderia render sua melhor performance.

CAMPANHA DE DJOKOVIC EM MONTE CARLO 2013:

1ª rodada: bye

2ª rodada: venceu Mikhail Youzhny (RUS) 4/6, 6/1 e 6/4

Oitavas de final: venceu Juan Monaco (ARG) 4/6, 6/2 e 6/2

Quartas de final: venceu Jarkko Nieminen (FIN) 6/4 e 6/3

Semifinal: venceu Fabio Fognini (ITA) 6/2 e 6/1

Final: venceu Rafael Nadal (ESP) 6/2 e 7/6(1)

Nos primeiros jogos, o número 1 do mundo teve grandes dificuldades para avançar na chave, mas conforme foi chegando perto das fases decisivas, sua confiança foi crescendo e o tornozelo já não o incomodava tanto assim. Na final diante de Rafael Nadal, octacampeão em Monte Carlo e invicto no Principado havia 46 partidas, o sérvio não se importou com o currículo impressionante do rival e, finalmente, chegou ao inédito título do primeiro Masters 1000 realizado no saibro de 2013.

Em pouco menos de 2h, Djokovic imprimiu ritmo intenso e surpreendente contra um adversário que não perdia no saibro de Mônaco havia 10 anos (única derrota de Nadal veio contra o argentino Guillermo Coria na terceira rodada em 2003). O jogador de 25 anos se tornou o primeiro na história a bater Rafa, "Rei do Saibro", em três finais na superfície - já tinha conseguido nos Masters de Madri e Roma, ambos em 2011 -, com vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6(1).

Ao término da semifinal contra o italiano Fabio Fognini na véspera, Djokovic declarou na entrevista coletiva que "entraria contra Nadal acreditando que tinha chances de vencer". E, desde o primeiro momento nesse domingo, o que se viu foi o sérvio indo para cima de Rafa, acuando o adversário do fundo de quadra.

Confira os melhores momentos da grande final!

E, num ritmo frenético, Djokovic abriu, logo de cara, 5/0 no primeiro set. Nem o deslize para perder o serviço uma vez foi o bastante para frear sua forma e o sérvio anotou 6/2. "Sabia, depois do jogo de ontem [contra Fognini], que teria uma grande chance de bater Rafa se jogasse meu melhor tênis", disse Djokovic já como campeão.

"Os primeiros 6, 7, 8 games foram inacreditáveis. É o melhor que posso jogar no saibro. É o único jeito de você vencer Rafa. Foi muito importante porque sei que Rafa começa muito forte desde o primeiro ponto. Tive a intensidade certa na quadra, o bom nível de concentração. Os primeiros 5 games foram perfeitos", avaliou.

Na segunda parcial, Nadal soube dificultar mais as ações de Djokovic e chegou a ter, por duas vezes, vantagem no serviço. A mais importante delas veio no final do set, quando sacou em 6/5 para levar a definição para a terceira parcial, porém perdeu o game de zero. E, no tiebreak, Djokovic foi simplesmente perfeito nos pontos decisivos e beijou o saibro de Monte Carlo após selar a série com um winner de forehand.

Divulgação/Site Oficial Novak Djokovic
Sérvio é o primeiro jogador a derrotar Rafa em três finais no saibro
"Acho que todos que viram minha expressão no final repararam que foi uma vitória muito emocional por muitas razões, por morar aqui e por tudo que passei ao longo dessas duas semanas. É um momento muito especial para mim", revelou o líder do ranking.

"Queria muito esse troféu na minha vida, especialmente nos últimos 6, 7 anos que passei tanto tempo aqui em Mônaco. Esse título é um grande impulso antes do resto da temporada de saibro", emendou o sérvio, ao na cerimônia de premiação, brincou com Nadal: "Rafa, obrigado por ter me deixado vencer aqui, pelo menos, uma vez".

O próximo compromisso de Djokovic é o Masters 1000 de Madri, que começa em maio e serve também de preparação a Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada e onde o sérvio nunca venceu antes. Em 2012, foi vice-campeão, perdendo a decisão exatamente para Rafa.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+Após duro teste, Djokovic reconhece que não está no auge de sua forma física: "ainda não me sinto confortável"

Treinador de Tsonga crê que francês tem condição de levar um Grand Slam e mira Wimbledon

Roger Federer intensifica preparação e aparece "deslizando" no saibro em treino

Roger Federer volta atrás e decide disputar o ATP da Basileia por conta dos fãs

Djokovic exalta aprendizado durante era Federer/Nadal e revela segredo do sucesso: "o mental é o mais importante"

Djokovic pode ter Del Potro novamente pelo caminho em busca do tetra no Masters 1000 de Miami

+Jornal americano revela que Djokovic e Cia sabem pouco das regras do tênis

+Djokovic revela que seu pai esteve próximo da morte e exalta força mental para superar doença

+Jornal sugere que Bernard Tomic estaria envolvido com gangue de motoqueiros na Austrália

ESPECIAL:Padrões de excelência- As 10 maiores temporadas masculinas da Era Aberta. A de Djokovic em 2011 está entre elas. (Não perca!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 21 de Abril de 2013 às 15:19


Notícias