Preocupação

De volta à Espanha, Emílio se diz preocupado com o tênis em seu país

Coordenador do tênis brasileiro organiza fórum em Madri e se diz receoso quanto à nova geração do tênis espanhol


Emilio, de cinza, mostrou-se preocupado com o tênis espanhol
Atual coordenador técnico do tênis brasileiro, Emílio Sanchez Vicário já está na Espanha após sua recente visita ao Brasil. Um dos mais experientes e renomados treinadores do mundo, o espanhol dá nome a um congresso realizado em Madri que busca soluções para o futuro do tênis em seu país, o qual, acreditem, deixa o ex-capitão espanhol da Davis bastante preocupado.

Atualmente com 11 jogadores entre os 100 melhores do mundo, atrás apenas da França, com 13, a Espanha é de longe uma das maiores potências do tênis mundial. Para se ter uma ideia, neste seleto grupo o Brasil só tem dois tenistas, Thomaz Belluccie Marcos Daniel. Motivo para ficar tranquilo? Não para Emílio Sanchez.

"Temos que cuidar muito da base, incentivar as academias e clubes de competição. Estamos em um momento crucial para o futuro do tênis na Espanha", declarou o incansável treinador durante o "Fórum Internacional de Tênis Emílio Sanchez Vicário", realizado em Madri.

Atualmente com vários jogadores perto da casa dos 30 anos, a Espanha, segundo Emílio, "está com muitos problemas para encontrar novos jogadores, já que falta quantidade para encontrar a qualidade". Para o treinador, é importante que os tenistas perto da aposentadoria sirvam de exemplo aos mais novos. "Sou totalmente partidário dos espelhos, que os jogadores que estão jogando as últimas temporadas ou recém-retirados possam influir positivamente na motivação dos mais jovens".

Campeão da Copa Daviscomo capitão espanhol em 2008, Emílio hoje trabalha junto à Confederação Brasileira de Tênis visando estruturar o tênis no país. Porém, sem negar as origens, também dá os seus palpites e conselhos para tentar manter a sua própria nação, atual bicampeã da Davis, sempre no topo do tênis mundial.

Mais notícias sobre o tênis espanhol...

+ Rafael Nadal faz participação em videoclipe de Shakira

+ Na opinião de Toni Nadal, o sobrinho sacaria melhor se fosse destro

+ Nadal e Messi são os esportistas que cultivam melhor imagem
+ Verdasco é visto como o "novo ícone midiático"
+ "Sempre foi um sonho enfrentá-lo", diz Verdasco, sobre Sampras

ESPECIAL:Número um dourado - Após longa espera, Nadal assumia a ponta do ranking, com todos os méritos. O ouro em Pequim é a "cereja do bolo". (Confira!)


Da redação

Publicado em 18 de Fevereiro de 2010 às 14:49


Notícias