Mais Fogo

Davydenko ataca Federer, abala clima de paz aparente e cobra maior premiação da ATP

Tenista russo se pronunciou a respeito de polêmica discutida no último sábado e não perdoou suíço, atual presidente do Conselho dos Jogadores


Depois do ucraniano Sergyi Stakhovsky divulgar à imprensa que muitos jogadores se reuniram em Melbourne, no último sábado, a fim de discutir as propostas para alterar o calendário e a premiação dos maiores torneios do circuito, foi a vez do russo Nikolay Davydenko se pronunciar sobre o caso no Australian Open.

Ron C Angle (TPL)
'Roger não quer problemas. Ele não quer fazer nada, só está tentando ficar fora dessa', disparou Davydenko
Ex-top 3 do ranking e atualmente na 52ª colocação, o atleta de 29 anos voltou a bater na tecla quanto ao dinheiro que os jogadores merecem por todo o esforço em uma competição desgastante, como acontece com os 4 Grand Slams. A vítima foi mais uma vez Roger Federer, presidente do Conselho dos Jogadores da ATP, e que já havia sido alvo de críticas de Rafael Nadal.

"Eu não sei por que o Roger não está apoiando os jogadores. Ele não quer problemas. Ele é um cara legal. Ele está vencendo Grand Slams. Ele é suíço. Ele é perfeito. Ele não quer fazer nada, só está tentando ficar fora dessa", reclamou Davydenko. A declaração do campeão do ATP Finals de 2009 vem em momento em que o assunto já havia tomado o caminho da paz.

Ao ouvir tal insatisfação por parte de Nadal,Federer resolveu acalmar os ânimos de maneira política e negou qualquer mágoa com o rival espanhol. "Estava lá presente e entendi e apoiei a opinião dos atletas. Eu só tenho uma visão diferente. Eu penso nos jogadores primeiro geralmente quando tomo decisões, penso nos tenistas de ranking inferior em primeiro lugar. Não podemos concordar em tudo sempre. Até agora, nunca houve problema", disse Federer.

© Ben Solomon/Tennis Australia
Federer não teve moleza nos últimos dias com reclamações de vários atletas - Davydenko foi a bola da vez
"Hoje, Nadal está mais maduro e tem uma opinião própria muito forte, o que eu acho ótimo", completou. Ainda nesta segunda-feira, Nadal já tinha pedido desculpas a Federerpelas palavras dirigidas à imprensa. Para o vice-líder do ranking, faltou bom senso de sua parte em tratar desse tema nos bastidores diretamente para o suíço.

"Sinto-me mal por aquilo porque quando falo coisas assim, tenho que dizê-las a ele (Federer) pessoalmente", confessou o Touro Miúra. "Eu provavelmente errei ao falar com vocês (jornalistas) porque estas coisas devem ficar nos vestiários. Sempre tive uma relação fantástica com o Roger. Ainda tenho uma relação fantástica com ele", concluiu Rafa, dizendo que não vai mais tratar desse assunto publicamente.

Parece que as críticas deram mais repercussão para Davydenko na Austrália do que seu jogo em quadra. O russo foi eliminado logo na estreia do torneio ao perder em cinco sets para o italiano Flavio Cipolla, 76º da ATP. Segundo os boatos no vestiário e pelo próprio russo, os jogadores planejam fazer mais uma reunião em março, no Masters 1000 de Indian Wells.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Australian Open aposta em transmissões gratuitas para combater a pirataria

+ De olho em Londres, Serena faz parceria com Roddick nas duplas mistas do Australian Open

"Não sei como consegui", confessa Tomic após virada épica sobre Verdasco

Del Potro aproveita folga e toma coragem para conhecer a Torre de Sydney

Federação Americana cobra Rússia em US$75 mil por naturalização de Bogomolov Jr

ATP de Barcelona entra na onda de "inovações espanholas" e terá bolinhas azuis em 2012

González volta a descartar aposentadoria, mas ainda é dúvida para o Aberto da Austrália

Com direito a gorro de Natal, Roddick sobe ao palco e mostra talento no hip hop

ESPECIAL:Australian Open - Apesar de ser um Grand Slam, o Australian Open, pela sua distância e fuso horário, sempre ficou um pouco em segundo plano. Mas, em 2010, a Revista TÊNIS esteve lá pela primeira vez e conta como é o tênis na terra dos cangurus, ou coalas, se preferir   (Confira!)

Da redação

Publicado em 16 de Janeiro de 2012 às 19:48


Notícias