O sobe e desce

Como ficam os rankings após o Australian Open

Federer volta ao top 10, Serena reassume a posição de número 1, brasileiros caem nas duplas e muitos mais


 
A semana começa com novidades nos rankings do tênis. No masculino, enquanto Murray e Djokovic permaneceram inabaláveis nas duas primeiras colocações, o destaque é o suíço Roger Federer, que subiu sete posições com o título conquistado ontem na Austrália. Agora, o Maestro ocupa a décima colocação. Outro que teve uma melhora significativa foi Rafael Nadal. 
 
Com o vice-campeonato em Melbourne, o Toro Miúra ganhou três posições, subindo para o sexto posto. Um dos semifinalistas do primeiro Major do ano, Stan Wawrinka “roubou” a terceira colocação de Milos Raonic, enquanto o outro a chegar entre os quatro sobreviventes do Australian Open, Grigor Dimitrov, ganhou duas posições, ocupando agora a 13ª colocação. 

Mischa Zverev: ganhou 15 posições 

 
A grande surpresa do torneio, o alemão Mischa Zverev, que chegou às quartas de finais, com direito a triunfo sobre o número 1 do Mundo, Andy Murray, ganhou 15 postos, sendo no momento o 35º graduado no Ranking da ATP. 


Os brasileiros

Com relação aos tenistas brasileiros, continuamos com três atletas entre os Top 100. Thomaz Bellucci segue como o mais bem classificado, mas retrocedeu cinco posições, ocupando agora o 67º posto. Thiago Monteiro também piorou, caindo do 83º para o 86º lugar. A boa notícia veio com a melhora de Rogério Dutra Silva, que subiu do número 100 para a 90ª colocação. 
 
No ranking de duplas masculinas, os brasileiros tiveram piora, devido ao mau desempenho na Austrália. Bruno Soares, eliminado logo na primeira rodada junto com o seu parceiro Jamie Murray pela dupla norte-americana formada por Sam Querrey e Donald Young, caiu da terceira para a sétima colocação.
 

Rogerinho foi o único brasileiro a subir no ranking 

Já Marcelo Melo caiu de oitavo para nono do mundo. Melo sobreviveu com o parceiro polonês, Lukasz Kubot, até as oitavas de final em Melbourne, quando perderam para a dupla formada pelo croata Ivan Dodig (parceiro do brasileiro até o fim do ano passado) e pelo catalão Marcel Granollers-Pujol.
 
Os franceses Nicolas Mahut e Pierre-Hughes Herbert permanecem no topo do ranking. Mahut em primeiro e Herbert em segundo. A dupla campeã na Austrália, formada pelo finlandês Henri Kontinen e pelo australiano John Peers melhorou na classificação. Kontinen é o quinto e Peers o sexto do planeta. Entre os franceses e os campeões do Australian Open estão os inoxidáveis irmãos Bryan. Com o vice-campeonato no primeiro Major do ano, os gêmeos norte-americanos dividem a terceira colocação, subindo dois postos desde a divulgação do último ranking. 
 

As mulheres 

Passando da ATP para a WTA, Serena Williams reassumiu a liderança do ranking feminino, após seu 23º Grand Slam na carreira. A norte-americana ultrapassou a alemã Angelique Kerber, voltando a dar as cartas no tênis feminino. Venus Williams também saiu no lucro após o primeiro Major do ano, ganhando seis posições e chegando ao 11º posto. 
 
Outro grande destaque do Australian Open, a croata-alemã Mirjana Lucic-Baroni, que surpreendeu e encantou o mundo chegando às semifinais, subiu cinquenta (!) degraus, ocupando agora a 29ª posição. A norte-americana Coco Vandeweghe, a outra semifinalista em Melbourne, agora é Top 20, após entrar na chave do torneio da Austrália no 35º posto.

Serena de volta ao topo 

 
Com relação às brasileiras, Paula Gonçalves segue sendo a melhor classificada. A paulista ganhou oito colocações e figura em 160°, dezoito posições à frente de Bia Haddad, que caiu cinco postos desde a divulgação da última classificação da WTA. Teliana Pereira fecha o Top 3 do Brasil, figurando na 189ª colocação. 
 
No ranking de duplas femininas, o título no Australian Open manteve a norte-americana Bethanie Mattek-Sands e sua parceira, a tcheca Lucie Safarova, nos 1º e 2º lugares, respectivamente. As francesas Caroline Garcia e Kristina Mladenovic seguem divindo a terceira colocação. As grandes quedas foram sofridas pela indiana Sania Mirza, que caiu da segunda para a sétima posição e pela suíça Martina Hingis, que desceu do quinto para o oitavo lugar.
 
O destaque da nova classificação nas duplas femininas foi a ascensão da chinesa Shuai Peng que, com o vice-campeonato ao lado de Andrea Hlavackova (a tcheca permaneceu em nono lugar), subiu 41 posições, subindo da 58ª para a 17ª colocação. Entre as brasileiras no ranking de duplas, a melhor classificada é a paulista Laura Pigossi, na 154ª posição. A gaúcha Gabriela Cé está em 168º lugar. As duas são as únicas representantes do Brasil no Top 200.
 
>> CLIQUE AQUI E VEJA O RANKING COMPLETO
Por Rodrigo Soares

Publicado em 30 de Janeiro de 2017 às 16:54


Notícias