Fisioterapia

Como combater as dores nos ombros?

Saiba como tratar as três principais lesões em uma das partes mais complexas do corpo


Quando pensamos nos nossos ombros, geralmente lembramos deles como a parte do corpo que nos permite carregar o peso do mundo. Na verdade, ele é uma junta complexa que nos oferece uma grande quantidade de rotação, movimento e habilidade para gerar potência. Michael Mullaney, fisioterapeuta de Matawan, nos Estados Unidos, filiado ao Nicholas Institute of Sports Medicine and Athletic Trauma, do hospital Lenox Hill, desvenda as três lesões mais comuns entre os tenistas – e as melhores maneiras de tratá-las.

Pinçamento interno 
Esta dor é causada por uma pressão do manguito rotador posterior contra o labrum – a borda da cartilagem do ombro. Jogadores que sofrem desse pinçamento perdem a habilidade de girar totalmente o ombro para dentro. “A reclamação mais comum é de fraqueza no braço e dor na parte posterior do ombro, aquela sensação que se tem quando você não consegue produzir energia e força sufi cientes no saque. Se essa sensação inicial não é devidamente tratada, um efeito cascata pode suceder, o que pode levar à torção”, diz Mullaney. O melhor a fazer é alongar o ombro antes – e especialmente depois – de jogar tênis.

Tratamento: Faça um alongamento que envolve deitar sobre o lado do corpo e então girar o braço sobre a junta do ombro, e mantendo a posição por 30 segundos. “Seu ombro está rígido depois da partida, então esse alongamento é essencial naquele momento”.

Torção labral
O ombro é uma junta rasa de “bola e soquete”. O labrum forma uma taça para que o úmero se mover ali dentro e ajude a estabilizar a junta do ombro, permitindo uma amplitude maior de movimento. Sintomas de uma torção labral podem incluir uma sensação de dor no ombro, ou uma pegada no movimento do ombro, ou dor em algumas atividades.

Tratamento: A maioria das torções labrais requerem cirurgia. Ela também pode ser necessária em pacientes que têm sintomas persistentes mesmo sob tratamentos mais conservadores. “Minha recomendação para esse tipo de lesão é ‘RICE’ – sigla em inglês para ‘descanso, gelo’ compressa e suspensão’”, diz Mullaney. Torção labral geralmente requer cirurgia em atletas que desenvolvem movimentos específi cos de sobre a cabeça, como tenistas, por exemplo. Mas com descanso e exercícios de estabilização para o ombro, pode-se prolongar o tempo de competição.

Lesão no manguito rotador
O manguito rotador é o grupo de quatro tendões e músculos ao redor da junta do ombro. O sintoma mais comum de um problema aí é a dor na ponta do ombro e do braço, ou descendo do lado de fora do braço em direção ao cotovelo. “Quando você começa a sentir uma dor aguda ao sacar ou quando seu braço está levantado, isso pode ser o manguito rotador. Pare com tudo de 7 a 10 dias e se você sentir o mesmo desconforto quando voltar, vá ver um medico”, recomenda Mullaney.

Tratamento: Mullaney recomenda os seguintes exercícios usando pesos pequenos e grande número de repetições:

  • Deitado sobre o lado do corpo, agarre um haltere e posicione seu cotovelo contra seu lado, com seu antebraço sobre a barriga. Aí levante o haltere girando o ombro.

Mullaney também defende dois exercícios globais de ombro para manter a força da área escapular, a região da lâmina do ombro que conecta o úmero à clavícula. Ele diz: “Sua área escapular precisa ser forte como ponto de apoio”.

  • Deitado de bruços, com seus braços ao lado do corpo, levante-os até que eles estejam paralelos ao chão e retraia a placas dos ombros em conjunto. Fique assim por dois segundos e baixe-os para a posição inicial.

  • Sente-se em uma máquina de remo. Segure o cabo do remo com ambas as mãos, e puxe na direção do estômago enquanto estica a placas dos ombros conjuntamente atrás de si.

 

Allan Kreda

Publicado em 22 de Abril de 2016 às 18:00


Notícias