Classificação

Com tri em Madri, Federer desbanca Nadal e volta à vice-liderança da ATP após mais de um ano

Suíço está a 1.770 pontos de Djokovic no ranking e o Masters de Roma, nesta semana, pode mudar novamente o panorama da tabela da entidade


Assim como já era esperado, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) confirmou nesta segunda-feira a ascensão do suíço Roger Federer à vice-liderança do ranking. Com o tricampeonato no Masters 1000 de Madri, o dono de 16 Grand Slams chegou a um total de 9.430 pontos, desbancando assim o espanhol Rafael Nadal que, eliminado logo nas oitavas na capital espanhola, ficou com 9.105.

Divulgação/ Site Oficial
Federer não ocupava o cargo de segundo melhor do mundo desde março de 2011
O sérvio Novak Djokovic, que chegou às quartas de final em Madri, continua como líder isolado com 11.200 pontos. A vantagem para o segundo colocado, antes para Nadal, que já chegou à casa dos 4.000 agora é inferior a 2.000 pontos (1.770 mais precisamente) para Federer. O tenista de 30 anos volta a ser o segundo melhor jogador da atualidade pela primeira vez desde a semana de 14 de março de 2011.

Os três primeiros colocados jogam nesta semana o Masters 1000 de Roma, onde Federer e Nadal podem novamente trocar de posição, já que os pontos de 2011 já foram descontados (por conta do acréscimo das Olimpíadas no calendário) e os atletas só somarão com o resultado desta edição.

Ausente em Madri, o britânico Andy Murray manteve a quarta colocação, seguido do francês Jo-Wilfried Tsonga, do espanhol David Ferrer e do tcheco Tomas Berdych, o último vice-campeão no saibro azul merengue. Em oitavo, aparece o sérvio Janko Tipsarevic, semifinalista de Madri, com o argentino Juan Martin Del Potro (outro semifinalista) na nona posição - subida de dois postos - e o americano John Isner fechando o top 10.

Responsável pela queda de Nadal na capital espanhola, o madrilenho Fernando Verdasco subiu três colocações e avançou para o 16º lugar da ATP. O canadense Milos Raonic ascendeu ao 21º posto, sua melhor classificação da carreira e, por outro lado, o sueco Robin Soderling segue em queda. Parado desde meados do ano passado por conta de uma mononucleose, o vice-campeão de Roland Garros de 2009 e 2010 já está em 56º lugar.

Confira mais notícias sobre Roger Federer...

Federer é homenageado e vira nome de rua em cidade da Alemanha

+Federer diz não ter mágoas de Nadal por críticas quando espanhol ainda estava no Conselho da ATP

Recarregado, Federer crê em suas chances para voltar à liderança em 2012: "É sempre um sonho"

Federer nega que Londres seja sua última Olimpíada: "Não excluo jogar no Rio em 2016"

Federer lamenta saída de Nadal do Conselho da ATP e nega greve de jogadores emRoland Garros

Genial, Federer mostra pontaria afiada até em quadra cheia de copos de café

Em entrevista ao CQC, Federer revela lista de musas, elogia Guga e mostra "arte" de quebrar raquetes

Federer confirma visita inédita ao Brasil e se diz ansioso para conhecer nação "referência" do esporte

ESPECIAL:A história por testemunha-Em sua 100ª edição, a Revista TÊNIS fez uma seleção do que ela considera os 100 melhores tenistas de todos os tempos  (Confira!)

Da redação

Publicado em 14 de Maio de 2012 às 03:59


Notícias