Amargo

Com três jogadoras no top 20, alemãs lamentam rebaixamento na Fed Cup

País germânico jogou com Petkovic, Kerber e Goerges, mas nem assim evitaram revés para a Austrália e terão que jogar o Grupo II em 2013


Se dependesse do ranking de suas principais atletas, a Alemanha seria uma potência favorita a vencer a Fed Cup em 2012. O fato pode ser comprovado com Andrea Petkovic (12º), Sabine Lisicki (13º) e Angelique Kerber (14º) ocupando três lugares dentro do top 20 da WTA (Associação das Tenistas Profissionais, sigla em inglês).

Site Oficial/ Fed Cup
Andrea Petkovic não conseguiu ajudar país a passar pela Austrália nos Playoffs do Grupo Mundial da Fed Cup
No entanto, a realidade é outra e República Tcheca e Sérvia fazem a decisão deste ano e as germânicas vão ter que jogar o Grupo II em 2013. No último final de semana, o time comandado por Barbara Rittner foi derrotado pela Austrália, de Samantha Stosur e Jarmila Gajdosova, por 3 a 2 mesmo jogando em Stuttgart pelos Playoffs do Grupo Mundial. Na 1ª rodada, em fevereiro, a equipe já havia decepcionado seus torcedores ao perder para as tchecas por 4 a 1.

Número 1 do País e derrotada no jogo de simples que definiu a série para as australianas, Petkovic afirmou que a equipe sentiu o peso da responsabilidade e não conseguiu superar as expectativas dentro de quadra. "Nós queríamos tanto o título e ficamos bastante tensas", disse.

No final da entrevista, Petkovic garantiu, mesmo assim, que a nação vai vir a ganhar o caneco da torneio em breve, o que seria o terceiro na história (1987 e 1992). Além de três representantes no grupo das 20 melhores do mundo, a lista aumentaria caso fossem contadas as jogadoras no top 35 - Julia Goerges é a atual 21ª colocada, enquanto que Mona Barthel é a 35ª do mundo.

Em 2013, a Alemanha terá a companhia de Ucrânia, Bélgica, Espanha, Suécia, Suíça, França e Argentina na busca por uma vaga na repescagem da divisão principal da Fed Cup. O adversário na estreia da competição será definido nos próximos dias.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ De volta à elite da Fed Cup, capitã dos EUA espera que irmãs Williams joguem em 2013

Kvitova lidera tchecas no primeiro dia contra Itália pela semifinal da Fed Cup

Machucada, Clijsters desiste de Roland Garros em sua última temporada no profissional

Melhor francesa da atualidade, Bartoli é barrada por Federação para jogar as Olimpíadas

Sharapova inova no visual, adota corte curto e fãs descontam a raiva no cabelereiro

Preterida na Fed Cup, Zvonareva leva ultimato e pode ficar fora de time russo nas Olimpíadas

Sem Venus, EUA recorrem a Serena para a repescagem da Fed Cup

Kvitova lidera equipe tcheca na semifinal da Fed Cup contra a Itália

Lesionada, Clijsters confirma ausência da equipe belga para os Playoffs da Fed Cup

ESPECIAL:Novidades no ar - WTA Championships, disputado em Istambul, mostrou que teremos muita briga pelas primeiras posições do ranking em 2012 (Confira!)

Da redação

Publicado em 23 de Abril de 2012 às 15:00


Notícias