De volta

Com título em Monte Carlo, Nadal supera Federer em 2010

Espanhol, que bateu na trave em Doha, Indian Wells e Miami, finalmente voltou a conquistar um torneio


Nadal se joga no saibro após vitória em Monte Carlo

Em 2010, Rafael Nadalvem sofrendo com os mesmos problemas de contusão que tem atravancado sua carreira há um ano. Desde o começo do ano, o espanhol já se viu obrigado a abandonar o Australian Open, quando perdia para Andy Murray, e a ficar um mês parado por mais uma da série contusões que tem atingindo seu joelho.

MAIS: Siga a Revista TÊNIS, agora no Twitter!

Isso não significa, contudo, que seu desempenho no ano tenha sido dos piores, pelo contrário. Com a conquista do Masters 1000 de Monte Carlo, o espanhol superou Roger Federer em 2010 e já é o tenista com pontos conquistados no ranking da ATP.

O triunfo nas quadras de Monte Carlo foi o sexto seguido do espanhol no torneio de Mônaco, o que faz de Nadalse tornasse o primeiro homem a conquistar seis vezes consecutivas um mesmo torneio na era Aberta (a partir de 1968), o título foi também o primeiro de Nadal desde o Masters 1000 de Roma, vencido pelo ex-número um há quase um ano.

Com os 1000 pontos da nova conquista, Nadal tem agora 2300 pontos conquistados em 2009, contra 2240 de Federer, o segundo melhor jogador da temporada em pontos, mas o único a vencer um torneio Grand Slam, os mais importantes da modalidade.

O título vencido neste domingo, contra o compatriota Fernando Verdasco foi o 16° Masters Series de Nadal que, assim, se iguala a Federer, e o de número 37 na carreira do ainda jovem espanhol. Aos 23 anos, ele está 25 de Federer, 28 anos e 62 conquistas.

A vitória em Monte Carlo fez Nadal superar a performance de seu principal adversário em 2009, mas não o fez subir no ranking, uma vez que o espanhol apenas defendeu os pontos de campeão, que já são dele desde 2005, quando venceu o primeiro de seus seis troféus em Monte Carlo.

Com mau desempenho em torneios em que tem bom histórico, como Roland Garros e Wimbledon, Nadal tem, contudo, ótimas perspectivas de evolução no ranking ATP.

Mais notícias sobre Rafael Nadal...

+ Rumo à Monte Carlo, Nadal reafirma que ranking não é seu maior objetivo

+ "Me sinto preparado para ganhar", garante Nadal

+ Dor no dente do siso tira o sono de Rafael Nadal

+ Nadal reclamou do joelho durante partida contra Andy Roddick

+ "Preciso do meu melhor tênis para ganhar de Roddick", garante Nadal

ESPECIAL:Número um dourado - Após longa espera, Nadal assumia a ponta do ranking, com todos os méritos. O ouro em Pequim é a "cereja do bolo". (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Abril de 2010 às 07:51


Notícias