Nova Hegemonia

Cenário do tênis masculino vê Federer e Nadal fora do top 2 pela 1ª vez desde 2003

Novak Djokovic segue na liderança da ATP e agora tem Andy Murray na perseguição; Federer caiu para o 3° posto, enquanto que Nadal amarga o 5°


Ron C Angle (TPL)
Murray (foto) é agora o novo número 2 do ranking atrás apenas de Djokovic
Com a ascensão de Andy Murray para o posto de número 2 do ranking, nem Roger Federer tampouco Rafael Nadal estão nas duas primeiras posições da tabela da ATP. Isso não acontecia desde novembro de 2003, quando o suíço ascendeu ao top 2 após vencer a Masters Cup de Houston.

Murray ultrapassou Federer após vencer o Masters 1000 de Miami no último domingo e também pelo fato de que o suíço e Nadal (que agora é quinto colocado) foram ausências na Flórida. O sérvio Novak Djokovic é o líder isolado do tênis masculino, enquanto que Murray chega à vice-liderança da entidade pela segunda vez na carreira (a primeira aconteceu por quatro semanas em 2009).

Ron C Angle (TPL)
Hegemônicos na última década, Nadal e Federer não estão mais na ponta do ranking
"Estava sendo questionado sobre isso [número 2] muitas vezes e é muito bom que tenha conseguido alcançar essa semana", disse Murray, após a final que derrotou o espanhol David Ferrer por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/4 e 7/6(1). O escocês chegou a salvar um match point no terceiro set quando sacava em 5/6.

"Então não vou jogar em Monte Carlo ou Madri, nem Roma me preocupando ou pensando sobre isso. Para mim, não muda muita coisa, mas o fato de subir no ranking é sempre um bom sinal. Significa que andei vencendo muitos jogos, que andei consistente nos últimos meses. O ranking, obviamente, reflete isso. O negócio é continuar trabalhando duro na temporada de saibro. Quem sabe, eu consiga subir mais um degrau", emendou o tenista de 25 anos.

O britânico não esconde que pode lutar de igual pela liderança com Djokovic, mas a distância que os separa na lista da ATP é considerável. Campeão no Aberto da Austrália em janeiro, Nole tem 12.370 pontos contra 8.750 do adversário, que o bateu na final do Aberto dos EUA do ano passado. Em Roland Garros, Djokovic defende a campanha de vice-campeão de 2012, enquanto que Murray caiu logo nas quartas de final.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+Amplo favorito, Djokovic pode se tornar 1º tricampeão seguido em Miami desde André Agassi

Djokovic pode ter Del Potro novamente pelo caminho em busca do tetra no Masters 1000 de Miami

+Jornal americano revela que Djokovic e Cia sabem pouco das regras do tênis

+Djokovic revela que seu pai esteve próximo da morte e exalta força mental para superar doença

+Jornal sugere que Bernard Tomic estaria envolvido com gangue de motoqueiros na Austrália

+Djokovic admite ter visto jogos de Nadal no Brasil e avisa que pode vencê-lo em Roland Garros

+Djokovic faz parada "importante" antes de ir para Dubai e assiste a Milan e Barça na Champions League

+Djokovic dispara contra quadra na Bélgica para a Copa Davis: "a pior em que já joguei"

+República Tcheca vai com Berdych e Stepanek contra Suíça sem Federer na estreia da Copa Davis

ESPECIAL:Lições do Aberto dos Estados Unidos - O que podemos aprender com os principais fatos do US Open 2012? Andy Murray finalmente quebrou o jejum nos Grand Slams e mostrou seu valor  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 2 de Abril de 2013 às 08:20


Notícias