Mudança no Poder

Carlos Moyá é anunciado como novo capitão espanhol na Copa Davis

Ex-número 1 do mundo substitui Alex Corretja e já ganha voto de confiança de Nadal. Ainda assim, o novo comandante prevê dificuldades: "sempre temos a obrigação de vencer"


Madri (Espanha) - A Espanha já sabe o nome do novo capitão para a Copa Davis em 2014. Carlos Moyá, ex-número 1 do mundo e campeão de Roland Garros de 1998, foi anunciado pela Federação Espanhola de Tênis (RFET) para liderar a equipe ibérica no lugar de Alex Corretja, que deixou o cargo no último mês, após dois anos de trabalho.

Natural de Mallorca, Moyá estará à frente do time espanhol em série contra a Alemanha, no final de janeiro, pela primeira rodada do Grupo Mundial e já prevê dificuldades no confronto. "É uma série complicada. Os dois jogadores de simples da Alemanha são muito perigosos. [Florian] Mayer, em seu dia, pode te machucar muito. Mas temos que lembrar que somos a Espanha e sempre temos a obrigação de vencer", disse o campeão de Roland Garros de 1998.

O espanhol sempre considerou a competição entre seleções como uma das prioridades em sua carreira como jogador, principalmente pela lembrança do título como integrante em 2004 na final contra os Estados Unidos, em Sevilha. "Quando você vai jogar um Grand Slam, principalmente para os espanhóis, é fora da Espanha e o público torce, às vezes, por você, mas não em outras vezes. Mas não é a mesma coisa quando você joga a Copa Davis. Toda a torcida está te apoiando, é diferente", explicou.

Atual número 1 do mundo, Rafael Nadal exaltou a escolha de Moyá, grande amigo, para o cargo no torneio. "Creio que, como tenista, que ele é um dos melhores jogadores que tivemos na história de nosso país. Ele merece ser o capitão espanhol na Copa Davis", opinou Rafa diretamente de Xangai, onde está disputando o Masters 1000 local.

Na Copa Davis, Nadal retornou ao time espanhol na repescagem do Grupo Mundial em confronto diante da Ucrânia para ajudar seu país a se manter na elite do torneio para 2014. Moyá está ciente de que terá uma dura missão no cargo devido aos vários jogadores espanhóis que estarão à disposição.

"O número 10 ou 12 do mundo pode ser deixado de fora do time, então não será fácil", disse Moyá. "Esperamos que eles estejam preparados para jogar - algumas rodadas são mais difíceis do que outras - e o mais importante é que não tenhamos baixas por lesões", encerrou.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 10 de Outubro de 2013 às 15:09


Notícias Carlos Moyá capitão Espanha Copa Davis Rafael Nadal vitória Alex Corretja