Aposta

Capitão russo elogia Bellucci e espera contar com Youzhny e Davydenko para os Playoffs da Davis

Shamil Tarpischev revelou conhecer pouco sobre time brasileiro, mas garante estar otimista para confronto decisivo em setembro


Divulgação
Capitão Tarpischev espera contar com suas principais estrelas para confronto diante do Brasil na Davis
Fora do Grupo Mundial da Copa Davis desde 2003, o Brasil jogará contra a Rússia pelos Playoffs em setembro. E o capitão russo Shamil Tarpischev, que comanda o time há 37 anos, conversou com o jornalista brasileiro Fabrizio Gallas sobre suas expectativas para o duelo a ser disputado na cidade de Kazan.

O confronto será realizado pela primeira vez em 17 anos fora da capital Moscou. "Decidimos jogar em Kazan, porque temos um novo centro de treinamento por lá e será usado durante a Universíade de 2013. Kazan tem boas tradições em muitos esportes e gostaríamos de dar sequência ao desenvolvimento do tênis na capital do Tartaristão. Aliás, gostaria de lembrar que eu e Marat Safin somos originários de lá", revelou Tarpischev.

Divulgação
Capitão russo elogiou Bellucci principalmente por desempenho no Masters de Madri
O capitão russo considera o time brasileiro um adversário complicado e menciona uma série de fatores que fazem a equipe de Thomaz Bellucci um oponente difícil. "Eu sei que o Brasil tem um time muito jovem e ambicioso. Eu vi como Thomaz Bellucci foi bem em Madri, ele tem um baita potencial. É claro que os jogadores talentosos pode aprontar uma surpresa a qualquer momento", declarou o também presidente da Federação Russa de Tênis.

No entanto, Tarpischev também admitiu que conhece pouco sobre os outros jogadores do grupo de João Zwetsch. "Até o duelo em Kazan, tentaremos coletar mais informações sobre os jogadores brasileiros. Temos um bom canal de tênis na TV que nos entrega vídeos de todos os torneios importantes do mundo", explicou.

Quando o assunto foi a equipe que vai ter a seu dispor para setembro, Tarpischev encontra duas principais incertezas. A primeira é a disponibilidade de Mikhail Youzhny, número 1 do país, após os rumores sobre sua aposentadoria da Copa Davis. "Ele nunca disse isso [aposentadoria da Davis]. Acredito que Mikhail, como um veterano do time nacional, pode decidir quando e onde jogar. Mas isso não quer dizer que ele se aposentou da Davis. Vou conversar com ele e ele jogará caso seja sua vontade", assegurou o capitão.

Divulgação
Youzhny é o melhor jogador da Rússia na atualidade e tem aval de capitão para jogar em setembro

O segundo problema é a condição física de Nikolay Davydenko. O campeão da ATP Finals de 2009 e ex-top3 está atualmente ocupando o 29º lugar no ranking e passa por dificuldades na temporada devido a lesões. "Acho que a má sequência após seu título em Munique pode ser explicada por seus problemas físicos e falta de confiança. Ele vai voltar ao seu melhor nível em breve se conseguir recuperar sua melhor forma física e ficar livre de lesões", disse Tarpischev.

Por último, o capitão russo analisou as chances dos dois times no duelo em setembro e enfatizou a importância de seus dois principais jogadores na equipe. "Se tivermos nosso melhor time, vejo mais de 50% de chances [vitória]. Jogamos em casa e no piso que escolhermos", concluiu Tarpischev, que deve optar pelo piso rápido e coberto.

Confira as últimas notícias sobre a Copa Davis...

+ Grã-Bretanha de Murray tenta "volta por cima" na Davis e retorna à Escócia em setembro

Rússia foge de Moscou e escolhe Kazan como sede dos Playoffs contra o Brasil na Copa Davis

Experiente, Soares alerta para frio russo e cobra preparação do time brasileiro da Davis

Confiante, Zwetsch admite voltar com Ricardo Mello e dupla Melo/Soares contra aRússia

Imprensa suíça não confia em participação de Federer nos Playoffs da Davis

ESPECIAL:Na trave, de novo... - Brasil abre 2 a 0 no primeiro dia, mas toma virada espetacular dos indianos e perde mais uma chance de ouro de voltar ao Grupo Mundial (Confira!)

Da redação

Publicado em 28 de Julho de 2011 às 08:11


Notícias