Máquina

Cansaço não assusta e Djokovic se diz pronto para nova maratona na Austrália: "só foram cinco horas"

Sérvio precisou de cinco sets, com direito a 12/10 no quinto, para bater suíço Wawrinka e avançar às quartas de um Major pela 15ª vez seguida


Divulgação/Site Oficial © Ben Solomon
Djokovic precisou de cinco horas para bater Wawrinka e seguir vivo na Austrália
O Aberto da Austrália é um torneio tratado como especial para Novak Djokovic, já que o sérvio ergueu a taça de campeão nas quadras de Melbourne por três vezes (2008, 2011 e 2012). No entanto, a história do número 1 do mundo no Grand Slam da Oceania transcende os limites apenas dos canecos - foi na Rod Laver Arena que fez a partida mais longa da história dos quatro maiores eventos do tênis.

Há exatamente um ano, Djokovic desbancava o espanhol Rafael Nadal em um jogo memorável de 5h53m, com parciais de 5/7, 6/4, 6/2, 6/7(5) e 7/5 que invadiu a madrugada de segunda-feira em Melbourne. O confronto voltou a servir de parâmetro para Djokovic nesse domingo quando o sérvio lutou por mais de cinco horas para bater o suíço Stanislas Wawrinka e garantir vaga nas quartas de final do Australian Open.

Em exatas 5h02m, Djokovic venceu por 3 sets a 2, com 1/6, 7/5, 6/4, 6/7(5) e 12/10, já que a quinta e decisiva parcial não tem tie-break. O jogo se mostrou tão equilibrado, que o sérvio venceu apenas dois pontos a mais do que o rival em todo o duelo (209 a 207). Na próxima fase, Nole encara o tcheco Tomas Berdych, cabeça 6, que passou facilmente pelo sul-africano Kevin Anderson em sets diretos.

Veja os principais lances do jogaço entre Djokovic e Wawrinka:

Em entrevista coletiva pós-jogo, Djokovic minimizou o desgaste sofrido nessa madrugada e enfatizou que estará de pé para o confronto de quartas na próxima terça-feira. "Só foram cinco horas de luta", brincou o sérvio, lembrando que a decisão contra Nadal teve quase uma hora a mais.

"Após o torneio inteiro no ano passado, eu estava exausto. Mas eu já estive nessas situações antes. Eu me lembro do ano passado quando ganhei de [Andy] Murray na semifinal em cinco horas e, depois, de Rafa [Nadal] em quase seis horas. Eu sei que posso me recuperar. Não estou muito preocupado com a parte física. Estou pronto", garantiu Djokovic, que fica entre os oito últimos de um Major pela 15ª vez consecutiva.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Em defesa do esporte limpo, Djokovic solta o verbo contra Lance Armstrong: "mereceu sofrer"

ITF nomeia Djokovic e Serena como os melhores jogadores de 2012

Ferrer acusa dores nas costas, desiste de turnê de Federer em SP e será substituído porTommy Haas

Tsonga e Verdasco marcam presença inédita na Hopman Cup em 2013

Jogo entre Djokovic e Guga no Maracanãzinho terá preços a partir de R$100

Nadal aproveita tempo fora das quadras para jantar com Rei Juan Carlos da Espanha

Campeão em Toronto, Djokovic bota pressão e pode roubar nº1 de Federer após Cincinnati

"Pensar em levar a bandeira do meu país é sensacional", afirma Djokovic

Espanha aciona "plano B" e escolhe Pau Gasol no lugar de Nadal como porta-bandeira nas Olimpíadas

ESPECIAL:Padrões de excelência- As 10 maiores temporadas masculinas da Era Aberta. A de Djokovic em 2011 está entre elas. (Não perca!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 20 de Janeiro de 2013 às 14:55


Notícias