Brasileiros tiveram mais sucesso em duplas do que nas simples

André Sá é o único brasileiro em algum top 100 da ATP neste final de ano


O Brasil acaba o ano com nenhum tenista dentro do top 100. Ao todo, foram conquistados sete títulos em torneios Challengers em simples: dois com Thiago Alves e Ricardo Mello e um para Flávio Sareta, Franco Ferreiro e André Ghem. Mas em duplas, o resultado foi bem diferente e o país tem até um top 100.

O gaúcho naturalizado alemão Tomas Behrend venceu seis títulos em duplas este ano. Mas o primeiro troféu demorou. Só veio no meio do ano em Braunschweig. Em seguida embalou e venceu cinco torneios em 12 semanas. Apenas o norte-americano Cecil Mamitt teve desempenho semelhante. Assim como Behrend, Mamiit também joga por outro país. Atualmente, ele defende as Filipinas.

Em seguida vem o gaúcho André Ghem. Ele levantou cinco troféus de campeão de duplas. E um dado impressionante é que quatro deles foram conquistados fora do território brasileiro. O único que venceu no Brasil foi em Joinville, SC, onde também sagrou-se campeão em simples.

Empatado com ele está o mineiro Marcelo Melo. Apesar de não ter um bom ano em simples, 615º no ranking, ele conseguiu ter sucesso nas duplas, 116º, e venceu cinco títulos sendo três deles ao lado de André Sá, que venceu quatro campeonatos durante todo o ano e é titular absoluto da equipe brasileira nas duplas.

E por falar em Sá, ele é o único brasileiro em algum top 100 deste ano. Em duplas, ele é 69 no ranking da ATP. Além dos quatro títulos, chegou à quatro finais e quatro semifinais, inclusive no ATP do Brasil Open.

Já Saretta e Alves conseguiram dois títulos cada. Rogério Silva, Júlio Silva, Franco Ferreiro e Alexandre Simoni levantaram um troféu também.

Gustavo Pereira

Publicado em 11 de Dezembro de 2006 às 09:41


Notícias