Só deu Brasil

Brasileiros seguem firmes nos Challengers

Todos os cinco tenistas que entraram em quadra saíram dela com a vitória


Países latino-americanos, o México e o Chile sediam simultaneamente durante esta semana dois torneios de nível Challenger: o de Puebla e o de Santiago, respectivamente. Durante o terceiro dia de disputas, porém, foi o Brasil que chamou a atenção. De seus cinco representantes que almejavam continuar vivos na competição, cinco – ou todos – foram bem sucedidos.

Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, foi o primeiro deles a entrar em quadra. Em território chileno, o paulista derrotou o dominicano Jose Hernandez por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7-5) e 6/3. A vitória em 1h58 garantiu vaga nas quartas de final da competição. Do jogo seguinte, sairia seu próximo adversário: o também brasileiro Guilherme Clezar. Gaúcho, ele conseguiu a classificação após vencer em sets seguidos o francês Mathias Bourgue por 6/4 e 7/6 (7-5).

Enquanto isso, em quadras mexicanas, outros dois brasileiros também entraram em ação. Natural de Porto Alegre, André Ghem estreou com vitória no torneio, após vencer duro tie break contra o lituano Laurinas Grigelis. Após 1h44, o placar final marcou 6/4 e 7/6 (11-9). Já João Olavo Souza, mais conhecido como Feijão, alcançou um bom resultado diante belga Yannik Reuter: 6/4 e 6/2.

Classificado para as oitavas de final, Ghem tem pela frente o italiano Stefano Napolitano, ainda nesta quinta-feira. O gaúcho é franco favorito frente o top 400. Já Feijão, com uma rodada de vantagem, disputará as quartas de final contra o alemão Benjamin Becker, 102º melhor do mundo. Caso sigam vencendo, os brasileiros podem se encontrar nas semifinais do Challenger de Puebla.

Para fechar com chave de ouro o dia dos brasileiros, Thiago Monteiro também saiu de quadra vitorioso. Pelas oitavas de final do Challenger de Santiago, o cearense conseguiu uma bela virada sobre o argentino Facundo Arguello, 95 posições acima no ranking mundial, em parciais de 4/6, 6/3 e 7/6 (7-5). Agora, Monteiro tem um confronto teoricamente mais fácil, diante do também argentino Juan Londero.

Se o garoto que fez história no Rio Open e Brasil Open vencer mais uma, o torneio mexicano assistirá certamente uma semifinal 100% brasileira, já que o número seis do país terá pela frente o vencedor do confronto entre Rogerinho e Clezar, terceiro e quinto melhores tenistas nacionais, respectivamente.

Da redação

Publicado em 10 de Março de 2016 às 11:25


Notícias Challenger de Santiago Challenger de Puebla Thiago Monteiro Rogerinho João Feijão André Ghem Guilherme Clezar